Jogar com o pé que está mais à mão

Na revisão de regras proposta, há uma alteração que pode mudar o jogo: jogar a bola com o patim passa a ser sempre possível, excepto para marcar golo. Pendentes de aprovação, as eventuais novas regras poderão ser apenas para 2024/25.

Jogar com o pé que está mais à mão

A revisão de regras para 2023 redunda num documento final de 81 páginas, com todas as regras de jogo, regulamento técnico e regras para os árbitros. Apesar das diferenças estarem assinaladas, uma primeira leitura deixará escapar ao mais incauto - mas não aos mais atentos, como o fotógrafo asturiano Luis Velasco - pormenores que serão "pormaiores" na forma como o jogo se joga.

No artigo 6º do regulamento, o ponto 1 previa que, em tradução livre, "a bola só pode ser jogada com o stick". E passa a ler-se que "o inicio e o reinicio do jogo só pode ser feito com o stick" e que "no resto do jogo a bola pode ser jogada com o stick, patim ou pernas".

Mais adiante neste novo regulamento, não sendo demais reforçar que está pendente de aprovação, mantém-se que um golo não é válido se a bola entrar depois de desviar num patim (ou em qualquer outra parte do corpo que não o stick) de um atacante, mas a alteração poderá ter um impacto significativo na preparação e decorrer dos jogos.

Desde logo, pela positiva, há um factor de subjectividade na análise dos árbitros que desaparece, deixando os homens e mulheres do apito de ter de avaliar se o toque foi intencional ou não, se o jogador tirou vantagem ou não do uso do patim.

Por outro lado, os jogadores ganhariam um novo "arsenal" de soluções em termos ofensivos e, principalmente, defensivos. Será um recurso que tem de ser treinado, "entranhado" em jogadores com vários anos a tentar (às vezes...) tirar os patins do caminho da bola. Usado abusivamente, há o risco de poder descaracterizar o jogo.

Entretanto, sem notícia de aprovação pelo "Executive Board" da World Skate, as equipas preparam-se sem saber que regras estarão em vigor. A última aprovação data de 23 de Setembro de 2020, entrando as regras em vigor em Portugal, com a devida assimilação, na temporada seguinte, de 2021/22.

Já com a preparação de muitas equipas em curso, o bom senso (e, acima de tudo, a lógica) ditará que as eventuais novas regras só entrem em vigor na temporada de 2024/25.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
O regresso das bolas paradas ao apito

O regresso das bolas paradas ao apito

São regras pendentes de aprovação, apesar de algumas equipas já trabalharem na nova época. Depois das regras de 2022 não terem vingado, a revisão de 2023 determina o regresso das bolas paradas ao apito e o 'cinco-para-quatro' em qualquer altura.