Novas regras publicadas em português pela FPP
Se poderia ainda haver dúvidas quanto à aplicação das novas regras, o novo regulamento já se encontra publicado na página da Federação de Patinagem de Portugal, com a respectiva tradução para português.
Data das 9h29 desta sexta-feira, 18 de Agosto, o novo documento de Regras de Jogo disponível na página da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), devidamente traduzido para português. Tal dissipará qualquer dúvida sobre a entrada em vigor e aplicação das novas regras desde já, apesar de muitos clubes lamentarem ainda não terem sido notificados sobre as mesmas a menos de um mês da primeira prova nacional oficial da temporada, a Elite Cup.
O exaustivo documento publicado, ainda assim saudando-se a redução de 99 para 82 páginas, não tem as alterações identificadas como no original em inglês, mas ficam os artigos que mais mediatismo têm recebido - como a utilização do patim, o "cinco-para-quatro" ou a marcação de livres directos ou grandes penalidades ao apito - tal como traduzidos pela FPP:
ARTIGO 6 (Jogar a bola)
1. O inicio e reinicio do jogo apenas se pode efetuar através das partes planas do stick; permitindo-se jogar a bola durante o resto do jogo, com o stick, patins ou membros inferiores.
ARTIGO 7 (Obtenção e validação de um golo)
1. É considerado golo sempre que, com o jogo a decorrer e em condições regulamentares, a bola ultrapassa completamente a linha de golo, que se encontra entre os postes e abaixo da trave, sem que a bola seja rematada, transportada ou impulsionada com o pé ou qualquer parte do corpo do jogador atacante.
3. Um golo não é válido em resultado:
a. De um ressalto voluntário ou não, nos patins ou em qualquer parte do corpo de um jogador na equipa que dele beneficia.
ARTIGO 8 (Substituições)
2. Normas genéricas.
c. Os guarda-redes podem ser substituídos por um jogador de pista em qualquer momento do jogo, seja durante o tempo oficial seja prolongamento.
ARTIGO 15 (Faltas técnicas)
i. Evitar um golo intercetando a bola com qualquer parte do corpo sempre que o jogador se encontre dentro da área de proteção do guarda-redes.
ARTIGO 30 (Questões comuns ao livre direto e penalti)
2. O jogador executante do livre direto ou penalti e o guarda-redes têm que estar numa posição estática, não lhes sendo permitido realizar nenhum movimento de corpo antes o apito do árbitro. A partir do apito do apito do árbitro o guarda-redes pode-se mover, só podendo sair da sua área de proteção quando o executante impactara a bola.
Com a marcação de bolas paradas ao apito, nota apenas para um lapso, que poderá criar alguma confusão, no Artigo 9 (Desconto de tempo), em que (ainda) se lê no ponto 10 que "o reinício do jogo é feito através de apito, exceto no caso de ser reiniciado com a execução de um livre direto ou de um penalti". Deixa de haver a excepção.
O documento, que inclui Regras de Jogo, Regulamento Técnico e Manual de Arbitragem, pode ser descarregado aqui, tal como publicado no site federativo.
Sexta-feira, 18 de Agosto de 2023, 18h14