Papa também 'salva' Souto
Juntando-se a outros 13 casos, também João Souto beneficia da amnistia papal. Sobre o atacante do Sporting pendia uma suspensão de 15 dias por agressão.
A visita do Papa Francisco a Portugal para a celebração das Jornadas Mundiais da Juventude levou à promulgação de uma lei de amnistia que, aplicada ao Hóquei em Patins, despenalizou 13 infracções disciplinares. E ainda mais uma.
João Souto tinha pendente um processo disciplinar por agressão a Filipe Almeida, que passou em claro aos árbitros do primeiro jogo do play-off entre Sporting e Tomar. Instaurado a 31 de Julho, o acórdão com a decisão está datado desta segunda-feira, 25 de Setembro. Já tendo a amnistia em conta.
O atacante do Sporting foi dado como culpado e determinada a suspensão de 15 dias, numa moldura penal de 15 dias a dois anos, com limites agravados para o dobro por um outro caso anterior na ficha disciplinar do jogador e reduzida a metade em virtude de confissão.
Os 15 dias de suspensão impediriam o internacional português de disputar as duas primeiras jornadas do Campeonato Placard, na deslocação dos leões à pista do recém-promovido (e estreante) Juventude Pacense e na recepção ao Famalicense, mas, ainda que por cerca de dois meses e meio, beneficia também da amnistia.
A amnistia incide sobre jovens dos 16 aos 30 anos e, à data do acto, Souto tinha 30 anos... por pouco. Completaria 31 no final de Julho.
Quarta-feira, 27 de Setembro de 2023, 20h12