Sporting no topo da classificação

Em igualdade pontual com a Oliveirense (e com o Tomar com menos um jogo), o Sporting assume o topo da classificação com a terceira vitória em outros tantos jogos. No outro pólo da tabela, triunfos importantes de Riba d'Ave e Murches.

Sporting no topo da classificação

Ainda pendente do jogo entre Valongo e Tomar, adiado em virtude da participação tomarense - bem sucedida - na 1ª fase de qualificação da Liga dos Campeões, o Campeonato Placard tem novo líder à 3ª jornada. O Sporting venceu em Braga e assume a liderança em igualdade pontual com a Oliveirense, mas melhor saldo de golos.

Onde o Benfica perdera pontos, os leões também não tiveram facilidades. Sem golos na primeira parte (Pedro Mendes desperdiçou um livre directo), o Braga até marcou primeiro, por Vítor Hugo, no arranque da etapa complementar.

No entanto, a resposta leonina foi praticamente imediata, por Gonzalo Romero, e, aos cinco minutos, Rafa Bessa já tinha concretizado a reviravolta.

O atacante que chegou neste defeso do Valongo com Facundo Bridge (o "não seleccionável" que ficou de fora neste jogo) seria decisivo, voltando a marcar para "matar" o jogo já nos quatro minutos finais.

O Sporting, que recebe um Benfica moralizado pela vitória no Clássico na próxima sexta-feira, somou a terceira vitória em outros tantos jogos. Tal como a Oliveirense.

A equipa agora orientada por Edo Bosch visitou o Juventude Pacense e venceu por 2-8, ainda que o recém-promovido tivesse chegado ao intervalo na dianteira, com João Pedro Pereira a bisar para dar a volta ao marcador, inaugurado por Facundo Navarro.

Na segunda parte, a mais valia da Oliveirense vingou. Xavi Cardoso igualou muito cedo e, com golos de Bruno Di Benedetto, Lucas Martinez e Marc Torra, os visitantes já venciam por 2-5 aos 10 minutos. Navarro, Diogo Abreu e Martinez dariam ainda mais expressão ao marcador.

Óquei de Barcelos vence Turquel

Com a baliza turquelense entregue a Guilherme Duro, jovem que esteve no último Mundial de Sub-19 e completou 19 anos no passado mês de Maio, o Óquei de Barcelos não teve uma noite tranquila.

Alvarinho e Miguel Vieira construíram uma vantagem de dois golos, mas o aniversariante Nahuel Castro ("Nanu" completou 22 anos) reduziu pouco depois do golo de Miguel, aos 15 minutos, para uma diferença tangencial que "assombrou" o Municipal de Barcelos até nove minutos do fim.

Já com nove faltas para cada lado, resistindo as duas equipas (mais de 13 minutos os barcelenses e mais de 11 os turquelenses) à 10ª até ao apito final, Miguel Vieira fez o 3-1 que a equipa de Paulo Freitas geriria pese a busca do golo pelos pupilos de Guillem Pérez.

Primeiras vitórias de Riba d'Ave e Murches

Em dois duelos de equipas ainda a zeros, Riba d'Ave e Murches lograram as primeiras vitórias.

O triunfo dos ribadavenses frente a um Carvalhos que continua a mostrar muitas debilidades foi mais tranquilo, ainda que ao intervalo se registasse um tangencial 2-1 depois dos visitantes terem inaugurado, muito cedo, num livre directo de Xavi Pinho.

Na segunda parte, a partir dos sete minutos, o "Inferno" abateu-se sobre a equipa de Vítor Pereira. Franco Posito fez o 3-1 e os golos sucederam-se até um 10-1 a três minutos e meio do fim, em que todos menos Nery marcaram. Bernardo Pereira e João Coelho reduziram para o 10-3 final.

Em Famalicão, houve luta pelos pontos até ao fim. Em alguns momentos, a luta foi literal, ou perto disso. O jogo entre Famalicense e Murches terminaria com 36 faltas, 11 azuis e um vermelho. E, no importante para a classificação, a vitória da equipa do concelho de Cascais, por 4-5.

Num arranque eficaz, o Murches chegou a uma vantagem de três golos com 10 minutos decorridos, por Zé Costa, João Maló e Tomás Moreira, este de livre directo.

Com muitos azuis, a eficácia de Moreira, com três golos em cinco oportunidades seria determinante. O ex-jogador do Tomar respondeu ao 1-3 de Hugo Costa e selaria o hat-trick para o 2-5 aos oito minutos da segunda parte, depois de Rafael Almeida ter reduzido ainda na primeira.

Depois, entre muitos cartões e bolas paradas, Hugo Costa fez o 3-5 de grande penalidade e reduziu para a margem mínima de livre directo, com quatro minutos e meio para jogar, relançando a discussão do resultado. Mas, mesmo com mais um livre directo para cada lado, o marcador não voltaria a alterar-se.

3ª Jornada

Benfica 4-1 Porto • 14.out

• Braga 1-3 Sporting • 14.out

• Juv. Pacense 2-8 Oliveirense • 14.out

• Famalicense 4-5 Murches • 14.out

Riba d'Ave 10-3 Carvalhos • 14.out

Óquei de Barcelos 3-1 Turquel • 14.out

• Valongo vs. Tomar • 19.out, 21h • Pedro Figueiredo e Fernando Vasconcelos

Classificação

1º Sporting (9), 2º Oliveirense (9), 3º Benfica (7), 4º Tomar* (6), 5º Óquei de Barcelos (6), 6º Porto (6), 7º Turquel (3), 8º Juv. Pacense (3), 9º Riba d'Ave (3), 10º Valongo* (3), 11º Murches (3), 12º Braga (1), 13º Famalicense (0), 14º Carvalhos (0)

*menos um jogo

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Sete passaportes para a 2ª fase já carimbados

Sete passaportes para a 2ª fase já carimbados

O segundo dia da 1ª fase de qualificação da Liga dos Campeões deixou já sete apurados conhecidos. O Tomar apura-se depois de vencer o Grosseto, que fica pelo caminho, tal como o Follonica. O Valdagno evitou 'in extremis', para já, o adeus.

Benfica vence primeiro Clássico

Benfica vence primeiro Clássico

O Benfica venceu o primeiro grande Clássico do Campeonato Placard, ao bater o Porto por 4-1. Num duelo entre campeão nacional e campeão europeu, as águias, com menos novidades, mostraram mais rotinas e foram convincentes.