«Foram uns verdadeiros guerreiros, lutaram até à exaustão»

Apesar de chegar como campeão nacional de Sub-17, o Valongo estava longe de ser favorito na 'bolsa de apostas' para a Eurockey Cup. A 'entrega total' levou-os à final, aponta Filipe Faria, também ele exemplo de entrega.

«Foram uns verdadeiros guerreiros, lutaram até à exaustão»

O título de campeão nacional de Sub-17 valeu ao Valongo o direito desportivo a participar na restrita Elite Cup. No entanto, os pupilos de Filipe Faria, vice-campeões na edição de 2022 do mais importante torneio jovem europeu, dificilmente não eram olhados como "outsiders", aquém de Barcelona, Benfica, Oliveirense ou Sporting.

No primeiro jogo, o Valongo venceu o Barcelona por 3-1. "Fortes defensivamente", referiria Filipe Faria, sobre um jogo em que Martim Almeida e Tomás Santos, premiados com a eleição para o Cinco Ideal, começaram a destacar-se. Isto no próprio dia em que a equipa viajou para a Catalunha, tendo chegado poucas horas antes da partida.

Triunfos folgados sobre Wolfurt e Linas-Montlhéry confirmaram o triunfo no grupo e o cruzamento com um Vila-Seca que gerava altas expectativas, mas desiludio. O Valongo venceu por 5-2 e ficou com encontro marcado com o Sporting.

Na antecâmara da final, os valonguenses estiveram a perder por 3-0 e 4-1. Mas, no seu Orgulho, puxaram da Raça para cumprir a Tradição da presença na final. Venceriam por 7-5.

"Foram uns verdadeiros guerreiros, lutaram até à exaustão em todos os jogos, nem sempre com a maior das qualidades, mas sempre com a maior das entregas", elogiou o treinador Filipe Faria. "Quando não se tem muita qualidade, no sentido de não estar a jogar muito, a entrega pode valer muito", apontou.

Na final com a Oliveirense, o Valongo aliou a entrega à qualidade. "Tivemos a entrega total, tivemos a qualidade, fomos competentes defensivamente, fomos competentes nas transições", analisou, lamentando a falta de uma "pontinha de sorte" que poderia ter feito cair o jogo para outro lado.

Professor Filipe

Filipe Faria é professor e, apesar de ser vice-campeão europeu de Sub-17 e campeão da Europa de Sub-19 como adjunto nas respectivas técnicas, não escapa às agruras do ensino em Portugal.

Actualmente está destacado para Sousel, a cerca de 18 km de Estremoz. E a 340 km, 3h30 de carro, do Municipal de Valongo.

Para já, é para um mês, mas se tiver de continuar a suprir a ausência do colega professor, provavelmente terá de optar, e aí poderá ganhar a carreira - ainda que com as dificuldades que são propaladas - no ensino.

O Valongo viajou domingo ao fim do dia, de regresso a Portugal, mas com voo para Vigo. Na segunda-feira de manhã, Filipe Faria estava com os seus alunos em Sousel.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
A 10ª Supertaça, para um grande 31

A 10ª Supertaça, para um grande 31

O Benfica garantiu a conquista da Supertaça Feminina, a 10ª consecutiva, ao vencer o Académico da Feira por 10-1. A entrar na sua 12ª temporada, as águias de Paulo Almeida somam impressionantes 31 troféus nacionais em 32 que disputaram.

Oito apurados definidos

Oito apurados definidos

Estão definidos os oito apurados da 1ª fase de qualificação da Liga dos Campeões, que se juntam a outros oito, apurados directamente. O sorteio, com Porto, Oliveirense, Valongo e Tomar, realiza-se esta segunda-feira, e os potes estão alinhados.