«Quem vem com estes atletas, arrisca-se sempre a ganhar»

A Oliveirense conquistou a Eurockey Cup de Sub-17 pela terceira vez consecutiva, um feito inédito no mais importante torneio europeu jovem de clubes. Raul Alves é o rosto do sucesso da formação de Oliveira de Azeméis.

«Quem vem com estes atletas, arrisca-se sempre a ganhar»

A Oliveirense é tricampeã da Eurockey Cup de Sub-17 e Raul Alves é o rosto do sucesso.

O técnico deu-se a conhecer e ao seu trabalho, ainda que já contasse conquistas nacionais, na Eurockey Cup de Sub-15 de 2019, conquistando a prova pelo Valongo, ainda em Vilanova i la Geltrù.

Na retoma, depois da vida de Raul (e de todos) ter dado uma cambalhota e já à frente dos Sub-17 da Oliveirense, não hesitou na hora de inscrever a sua equipa no desafio europeu, numa edição diferente por força da não realização dos campeonatos nacionais. Justificou plenamente a sua presença, conquistando a competição.

A Oliveirense regressou em 2022, como campeã, e voltou a ganhar, igualando o feito do Benfica em 2018 e 2019. E, agora, com o tri, destaca-se.

Nesta edição, a equipa de Oliveira de Azeméis começou a defesa do troféu com um empate a três frente ao Viareggio, deixando escapar uma vantagem de dois golos nos minutos finais. Mas depois goleou Remscheid e Letchworth para garantir o primeiro lugar no grupo. A caminho da final, venceu com facilidade o Valdagno (7-0) e, apenas no desempate por livres directos, numa autêntica maratona, o Barcelona.

"Quando definimos os objectivos para o torneio, é jogo a jogo e em crescendo. Se isso acontecer, estamos muito próximos de chegar à final", referiu o treinador após a conquista. Na final, pode cair para qualquer lado.

Na decisão com o Valongo, na reedição da final de 2022, foi notório o desgaste das duas equipas, levando a melhor a equipa de Oliveira de Azeméis num jogo apenas definitivamente desequilibrado a escassos dois minutos e meio do fim do tempo regulamentar.

"Tenho muita sorte de trabalhar com estes atletas, são espectaculares. Quem vem a qualquer torneio com estes atletas, arrisca-se sempre a ganhar", apontou Raul Alves, referindo que outros podiam estar ao lado de Afonso Ribeiro, no Cinco Ideal. Mas será mesmo sorte? A sorte dá muito trabalho. "E requer muita organização", acrescenta o técnico.

De 29 de Outubro a 1 de Novembro, Raul estará de regresso à Catalunha, então com os Sub-15 da Oliveirense, vice-campeões nacionais.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Grupos da 2ª fase de qualificação da Champions definidos

Grupos da 2ª fase de qualificação da Champions definidos

Estão definidos os quatro grupos da 2ª fase de qualificação da Liga dos Campeões, última 'etapa' antes da fase de grupos, com Porto, Oliveirense, Valongo e Tomar a disputarem o apuramento. O regulamento foi ignorado na constituição dos potes.

Taça WSE com fase de qualificação definida

Taça WSE com fase de qualificação definida

Estão definidos os quatro grupos que vão disputar a fase de qualificação da Taça WSE. Braga, finalista vencido da última edição, e Murches, estreante absoluto em provas europeias e logo no grupo do detentor do troféu, representam Portugal.