«Quem vem com estes atletas, arrisca-se sempre a ganhar»
A Oliveirense conquistou a Eurockey Cup de Sub-17 pela terceira vez consecutiva, um feito inédito no mais importante torneio europeu jovem de clubes. Raul Alves é o rosto do sucesso da formação de Oliveira de Azeméis.
A Oliveirense é tricampeã da Eurockey Cup de Sub-17 e Raul Alves é o rosto do sucesso.
O técnico deu-se a conhecer e ao seu trabalho, ainda que já contasse conquistas nacionais, na Eurockey Cup de Sub-15 de 2019, conquistando a prova pelo Valongo, ainda em Vilanova i la Geltrù.
Na retoma, depois da vida de Raul (e de todos) ter dado uma cambalhota e já à frente dos Sub-17 da Oliveirense, não hesitou na hora de inscrever a sua equipa no desafio europeu, numa edição diferente por força da não realização dos campeonatos nacionais. Justificou plenamente a sua presença, conquistando a competição.
A Oliveirense regressou em 2022, como campeã, e voltou a ganhar, igualando o feito do Benfica em 2018 e 2019. E, agora, com o tri, destaca-se.
Nesta edição, a equipa de Oliveira de Azeméis começou a defesa do troféu com um empate a três frente ao Viareggio, deixando escapar uma vantagem de dois golos nos minutos finais. Mas depois goleou Remscheid e Letchworth para garantir o primeiro lugar no grupo. A caminho da final, venceu com facilidade o Valdagno (7-0) e, apenas no desempate por livres directos, numa autêntica maratona, o Barcelona.
"Quando definimos os objectivos para o torneio, é jogo a jogo e em crescendo. Se isso acontecer, estamos muito próximos de chegar à final", referiu o treinador após a conquista. Na final, pode cair para qualquer lado.
Na decisão com o Valongo, na reedição da final de 2022, foi notório o desgaste das duas equipas, levando a melhor a equipa de Oliveira de Azeméis num jogo apenas definitivamente desequilibrado a escassos dois minutos e meio do fim do tempo regulamentar.
"Tenho muita sorte de trabalhar com estes atletas, são espectaculares. Quem vem a qualquer torneio com estes atletas, arrisca-se sempre a ganhar", apontou Raul Alves, referindo que outros podiam estar ao lado de Afonso Ribeiro, no Cinco Ideal. Mas será mesmo sorte? A sorte dá muito trabalho. "E requer muita organização", acrescenta o técnico.
De 29 de Outubro a 1 de Novembro, Raul estará de regresso à Catalunha, então com os Sub-15 da Oliveirense, vice-campeões nacionais.
Segunda-feira, 16 de Outubro de 2023, 17h19