Moçambique perde com vice e defronta campeão
Moçambique perdeu 5-4 com a vice-campeã mundial Argentina e vai agora defrontar a campeã mundial, Espanha, nos quartos-de-final.
A equipa às ordens de Pedro nunes não podia desejar melhor início de jogo. Aos três minutos já vencia por 0-2, fruto de golos de Bruno Pinto, num remate forte, e de Marinho, num ataque rápido.
A Argentina demorou quatro minutos a recompor-se mas depois, no espaço de um minuto, Nicolía deu a volta ao jogo com três golos, obrigando o seu treinador no Benfica a parar o jogo.
Moçambique acusou a reviravolta e viu Lucas Ordoñez ampliar para 4-2 numa altura em que voltava ao jogo. Ainda assim, os moçambicanos continuaram focados e já bem perto do intervalo, Frederico Saraiva relançou o jogo, reduzindo para a margem mínima.
Na segunda parte, Ordoñez viu o azul e levou o letal Nuno Araújo para a marca de livre directo. Mais uma vez, o jogador não desperdiçou e restabeleceu a igualdade. Depois de ter perdido uma vantagem de dois golos, os moçambicanos recuperavam de uma desvantagem igual, colorindo aquele que foi até ao momento o melhor jogo do Mundial, talvez a par – mas com mais golos, mais celebração - do encontro entre Espanha e Angola.
A partida seguia equilibrada, com maior pendor ofensivo dos argentinos mas com Moçambique coeso e a espreitar a resposta rápida. A onze minutos do final, numa jogada confusa na área de Moçambique, Ordoñez insistiu e teve a calma e o talento para levantar a bola e marcar sobre Carlos Silva para o 5-4 que seria final. No entanto, Moçambique nunca baixou os braços e atacou a baliza de Grimalt, deixando no ar a promessa de um grande jogo no início da fase final.
Com a derrota e o consequente segundo lugar no grupo B, Moçambique vai então defrontar a Espanha nos quartos-de-final. Na conferência de imprensa, Pedro Nunes recordou que nas meias-finais de 2011 Moçambique só foi afastado pelos espanhóis no golo de ouro, deixando uma promessa ao assessor de imprensa da Federação Espanhola de Patinagem. “Vais tremer”, afirmou.
Terça-feira, 23 de Junho de 2015, 17h29