Arrancou o campeonato de um possível 'hendeca'

Arrancou este fim-de-semana o Campeonato Nacional Feminino, que pode terminar com o 'hendeca' do Benfica. As águias, favoritas, e o Turquel, apontado como principal obstáculo ao inédito feito, começaram com goleadas.

Arrancou o campeonato de um possível 'hendeca'

Começou este fim-de-semana a 32ª edição do Campeonato Nacional Feminino.

Em relação à pretérita temporada, há a registar a não inscrição de Sporting e CACO, "substituídos" a Sul pelos projectos do Tojal e Física, ao passo que a Norte há a registar o regresso do Infante Sagres, elevando o número de equipas em competição a 17. Mais uma que em 2022/23.

Na corrida ao título, estão apenas quatro dos 11 emblemas que já se sagraram campeões. Vila Boa do Bispo e Turquel venceram uma edição cada, o Carvalhos venceu duas e o Benfica venceu, consecutivamente, as últimas 10.

Depois de ter igualado o deca portista, conseguido no masculino de 2001/02 a 2010/11, as águias de Paulo Almeida procuram o 11º título, um hendecacampeonato que seria inédito na modalidade em Portugal.

Confirmada a hegemonia com a conquista da Elite Cup e da Supertaça no arranque desta época, o Benfica arrancou também com o patim direito no Campeonato, vencendo a Física por claros 14-3, com hat-tricks da capitã Marlene Sousa e da ex-capitã leonina Sofia Moncóvio.

Também com vitória folgada, arrancou um Turquel apontado como o principal obstáculo a novo título das águias, tentando evitar o que nos últimos anos acabou por ser inevitável. A equipa da Aldeia do Hóquei venceu em Odivelas por 1-11, com destaque para uma mão cheia de golos de Rute Lopes.

A Norte, houve igual 1-11 na vitória da da Sanjoanense na pista do Arazede. Inês Ferreira e Joana Rodrigues assinaram um hat-trick cada.

Também com resultados iguais, mas por mais ajustados 1-3, nota para os triunfos de Carvalhos e Tojal nas visitas a, respectivamente, Infante Sagres e Stuart.

Esta foi a primeira jornada de uma primeira fase que está calendarizada até 17 de Dezembro, seguindo-se uma segunda fase de 21 de Janeiro a 26 de Maio.

O cruzamento entre as equipas dos grupos 1 e 2 da segunda fase, para definição de quatro das oito equipas que disputarão o título a eliminar, continua esquecido no planeamento publicado no site federativo. Está previsto o arranque do play-off a 30 de Maio, com "quartos", "meias" e final sempre à melhor de três.

A final tem o seu epílogo agendado para 29 ou 30 de Junho, conforme sejam necessários dois ou três jogos para entregar o título.

Zona Norte

Gulpilhares 7-4 Vila Boa do Bispo • 22.Out

• Infante Sagres 1-3 Carvalhos • 22.Out

Folga: Académico

Zona Centro

• CENAP 1-5 Escola Livre • 21.Out

• Arazede 1-11 Sanjoanense • 21.Out

Académico da Feira 5-1 Académica • 22.Out

Zona Sul

Benfica 14-3 Física • 21.Out

• Stuart 1-3 Tojal • 21.Out

• Odivelas 1-11 Turquel • 22.Out

Gostou deste artigo?

Apoie outras causas

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Grupos da Liga dos Campeões Feminina sorteados

Grupos da Liga dos Campeões Feminina sorteados

Estão definidos os grupos para a fase de grupos da Liga dos Campeões Feminina. O Benfica disputará o apuramento com Vila-Sana, carrasco na última edição, e Fraga, ao passo que a Stuart medirá forças com Palau e Vordemwald.

Grupos de Sub-15 definidos para a Eurockey Cup

Grupos de Sub-15 definidos para a Eurockey Cup

Foram este domingo sorteados os grupos da Eurockey Cup de Sub-15. Benfica, finalista em 2022, Oliveirense e Óquei de Barcelos procuram recuperar para Portugal o troféu que na última edição foi reclamado pelo Barcelona.