Árbitros ameaçam faltar a jogos

As provas regionais de Lisboa correm o risco de não ter árbitros. Reclamando melhores condições, ameaçam não estar disponíveis para os jogos caso não haja diálogo nas datas propostas. Em causa está a fase que apura para o Nacional.

Árbitros ameaçam faltar a jogos

Vivem-se tempos conturbados entre a Direcção da Associação de Patinagem de Lisboa e os Árbitros do respectivo Conselho Regional.

À semelhança do que já acontece a nível federativo, a associação lisboeta pediu a emissão de recibos verdes para justificação dos prémios de jogo pagos desde Janeiro deste ano.

Desde logo, a emissão de recibos retroactivos a Janeiro - contestada pelos árbitros - incorre em possíveis coimas. Depois, podendo implicar uma taxação suplementar em relação ao anterior contrato de voluntariado, os árbitros entendem que os valores devem ser actualizados desde já, pelo menos para compensar essa taxação.

Numa missiva assinada pelos 28 árbitros do Quadro de Lisboa, datada de 6 de Novembro e a que o HóqueiPT teve acesso, é exposto que a Federação de Patinagem de Portugal teve uma abordagem diferente, avisando antecipadamente e revistos os valores para a emissão dos recibos a partir de Janeiro, algo que não foi tido em conta pela Associação de Patinagem de Lisboa.

Em consenso, os árbitros de Lisboa, aceitam passar recibos apenas a partir de Setembro e pedem uma compensação nos prémios de jogo de 12.5% no imediato e de 20% para o novo ano de 2024. Os prémios foram revistos - mas em baixa (com aumento do valor das deslocações) - em 2021, sendo que, segundo a missiva, "os valores dos prémios praticados / pagos pela APL são os mais baixos, em comparação com todas as Associações congéneres no País".

Estipulando sete dias úteis a partir da data de missiva para resposta, o prazo termina na próxima quarta-feira, 15 de Novembro. A direcção da APL remeteu análise para reunião de direcção a 15 ou 16 de Novembro, mas desde já em causa fica o arranque da 2ª fase dos campeonatos regionais, que definirá, por exemplo, o apuramento das equipas da maior associação do país para os nacionais dos diferentes escalões.

A missiva está assinada pelos árbitros Alexandre Araújo, André Fragoso, André Pagaime, Bruno Esteves, Bruno Henriques, Carlos Almeida, Cláudio Reis, Gonçalo Pereira, Gonçalo Ramires, Inês Cadavez, Joaquim Sequeira, Jorge Carmona, José Martins, Manuel Gonçalves, Marco Lopes, Miguel Guilherme, Nelson Melo, Nuno Monteiro, Paulo Gonçalves, Ricardo Leão, Rodrigo Andrade, Rúben Saboga, Rui Joaquim, Rui Matoso, Rui Nave, Telmo Santos, Tiago Alves e Vasco Ferreira.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Águias começam com derrota em Huesca

Águias começam com derrota em Huesca

A equipa feminina do Benfica começou nova epopeia europeia com uma derrota em Huesca, Espanha, frente ao Fraga. Na sua 10ª participação europeia, é a quarta vez que as águias arrancam com desaire, mas nem sempre começar mal foi um mau prenúncio.