França procura seleccionador

A federação francesa tem aberto, até 1 de Dezembro, o processo de candidaturas a seleccionador, para suceder a Fabien Savreux. O desafio aos candidatos passa pela consolidação de 'les bleus' no pódio dos Campeonatos do Mundo e da Europa.

França procura seleccionador

A federação francesa procura novo seleccionador. E, como na vida profissional, abriu um processo de candidaturas.

Fabien Savreux foi levado a deixar "les bleus" após o último Campeonato da Europa, depois de largos anos à frente de uma selecção francesa que, em particular com a afirmação nos grandes palcos dos irmãos Di Benedetto, se vai intrometendo entre os históricos Espanha, Portugal e Itália.

A França foi vice-campeã europeia em 2021, bronze no mundial de 2022 e as expectativas eram grandes para o Europeu que este ano decorreu em Sant Sadurní d'Anoia, mas os gauleses não iriam além do 4º lugar. No entanto, assente em Carlo Di Benedetto (Porto), Roberto Di Benedetto (Benfica), Bruno Di Benedetto (Oliveirense) e Remi Herman (Riba d'Ave), todos no campeonato português, a selecção dá garantias de ombrear com qualquer outra. Por exemplo, no próximo Campeonato do Mundo, agendado para Itália em 2024.

Esse Mundial será o primeiro grande objectivo do novo seleccionador, que a federação francesa pretende ter em funções em Janeiro próximo. Numa acção que se estranha na utópica realidade portuguesa da modalidade, foi lançado um anúncio, a pedir candidaturas até 1 de Dezembro. As entrevistas arrancam no dia seguinte ao fim do prazo.

Os objectivos estabelecidos são de "contribuir, com o conjunto de todos os agentes das seleções francesas, para a definição de uma estratégia global de alto rendimento para o Hóquei em Patins francês" e "consolidar a França entre os três primeiros países nas competições de referência (Campeonato da Europa e Campeonato do Mundo) com vista a recuperar o estatuto de disciplina de alto nível", que garante um maior apoio a nível estatal.

Estranhando-se, é uma abordagem empresarial de recrutamento que já foi adoptada por outras federações, e mesmo no futebol de alto nível como há um ano, quando foi mediático o concurso aberto pela Bélgica para o cargo de seleccionador. Anunciada a saída do último seleccionador português, quem sabe se um dia não há também um anúncio para a selecção das quinas...

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
«Vamos valorizar aquilo que a minha rapaziada tem feito»

«Vamos valorizar aquilo que a minha rapaziada tem feito»

Valorizando o trabalho colectivo, Nuno Resende relevou o controlo emocional da sua equipa numa vitória difícil sobre o Tomar. Em semana de lançamento de possíveis seleccionadores, confessa um objectivo... mas não para já.

«O jogo fica marcado pelo 2-1, depois transformado num 3-0»

«O jogo fica marcado pelo 2-1, depois transformado num 3-0»

Agastado com o golo não validado de grande penalidade que seria o 2-1, Nuno Lopes vincou o trabalho que tem sido desenvolvido pela sua equipa e que é garante para o futuro. Promete ombrear com os 'grandes', mesmo com argumentos desiguais.