Paulo Freitas apontado à Selecção
O Record avança que Paulo Freitas, treinador do Óquei de Barcelos, é o escolhido para assumir a selecção portuguesa. A opção por um técnico consagrado, com títulos importantes no currículo, destoa do passado recente.
Segundo o Record, Paulo Freitas é o escolhido para assumir o cargo de seleccionador português. Depois de ter avançado que na mesa federativa estavam os nomes do treinador do Óquei de Barcelos e Edo Bosch, técnico da Oliveirense, o diário desportivo garante que a decisão pendeu para o português de 55 anos.
A confirmar-se, a escolha marca de certa forma uma inflexão nas decisões federativas. Depois de Paulo Batista, que deixou o cargo em 2007 e fora anunciado com uma Taça CERS (pelo Paço de Arcos) no currículo, nenhum novo seleccionador tinha títulos relevantes para mostrar.
Paulo Freitas chega com mais experiência, pela idade e anos na "alta roda" como treinador principal, que os seus antecessores. Tendo começado o seu percurso como treinador nos escalões de formação do Porto, orientou os seniores de Académico da Feira, Académica de Espinho, Óquei de Barcelos e Sporting, antes de regressar, em 2022, ao comando técnico dos barcelenses.
No currículo tem dois Campeonatos Nacionais, duas Ligas Europeias e duas Taça Continentais pelo Sporting e uma Taça CERS (ou duas, dado que cumpriu parte do caminho para a conquista da segunda) pelo Óquei de Barcelos. O passado vale o que vale, porque muitas vezes os feitos são também muito dependentes do contexto. Mas sempre abrilhantam uma apresentação.
Na sucessão a Paulo Batista, Luís Sénica, actual presidente da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), já estava na estrutura federativa quando assumiu a selecção principal em 2008, tendo antes sido seleccionador de Sub-17 e Sub-19. Faltava-lhe a vivência a nível de clube, que teria quando assumiu o Benfica entre 2009 e 2013. Foi uma espécie de intervalo no percurso de selecções, retomado no Mundial de Angola, em 2013, já com vários títulos pelas águias em carteira.
Entretanto, assumira o cargo Rui Neto, com um trabalho de relevo ao serviço da Juventude de Viana, mas - em anos de domínio do Porto - sem títulos para mostrar. Jorge Lopes dirigiu a selecção na Taça das Nações em 2013, mas passaria a "pasta" de volta a Sénica.
Quando, em Dezembro de 2018, Luís Sénica foi eleito presidente da FPP, urgia apontar novo seleccionador. A escolha recaiu no então treinador da Oliveirense, apresentado em Fevereiro de 2019, a alguns meses de conquistar o seu primeiro título de clubes - a Taça de Portugal - enquanto treinador principal.
O então seleccionador acumularia funções com o comando técnico da Oliveirense até ao final da temporada, como deverá acontecer agora com Paulo Freitas e o Óquei de Barcelos. No fim da época, em 2019, o seleccionador passou a estar exclusivamente vinculado - no que a Hóquei em Patins diz respeito - à FPP. Freitas acaba também contrato com os barcelenses em 2024, mas "o futuro a Deus pertence".
Paulo Freitas deverá estrear-se no comando técnico da selecção portuguesa na Taça das Nações, na Suíça, de 27 a 31 de Março, seguindo-se o desafio maior do Campeonato do Mundo, em Itália, em Setembro.
"Papel químico" descartado
A confirmação de Paulo Freitas gorará a possibilidade de uma incrível coincidência histórica.
Em 2013, a Taça das Nações realizou-se de 27 a 31 de Março, sendo Portugal dirigido por Jorge Lopes, nomeado pouco tempo antes para um cargo que acabaria por ocupar apenas em Montreux. Para o Mundial que decorreu em Setembro, assumiria o cargo Luís Sénica, que acabara contrato com o Benfica e dirigiu essa selecção mundialista com 49 anos.
Em 2024, a Taça das Nações realizar-se-á de 27 a 31 de Março, sendo que Portugal poderia ser dirigido por um seleccionar interino, nomeado pouco tempo antes para um cargo que acabaria por ocupar apenas em Montreux. Para o Mundial que decorrerá em Setembro, poderia assumir o cargo Nuno Resende, que acaba contrato com o Benfica e dirigiria essa selecção mundialista com 49 anos.
Muitos "ses" e meras eventuais coincidências. Entretanto, o actual técnico do Benfica já garantiu que assumir a selecção portuguesa é um objectivo, mas não para já.
Sexta-feira, 22 de Dezembro de 2023, 12h50