Hockey Vercelli retira equipa da Serie A1
Com metade da fase regular disputada, o Hockey Vercelli abandona a Serie A1, principal campeonato italiano. Problemas económicos estiveram na origem do êxodo de jogadores e treinadores, que dita a desistência da competição.
Está confirmado, pela federação italiana (FISR), o cenário temido: o Hockey Vercelli abandona a Serie A1.
Finda a sua 13ª partida na presente temporada, a pausa natalícia não trouxe nada de bom ao emblema piemontês, que se desmoronou. As saídas sucederam-se na abertura de mercado e, à data de fecho, esta terça-feira, não sobrava qualquer jogador do plantel principal que iniciara a temporada. Nem sequer treinador.
Deixando o Vercelli em 12º, o treinador Roberto Crudelli foi para o Breganze, 13º, tal como o experiente goleador Massimo Tataranni e o guarda-redes Mattia Verona. Para o Giovinazzo, 14º e lanterna-vermelha, foram Xavi Rubio e Cosimo Mattugini.
O argentino Marcos Orellano, ex-Candelária, já há muito tinha partido, por alegados problemas de adaptação. O português Diogo Neves rumou a Trissino. Giorgio Maniero e Andrea Stefani rumaram Novara, para a Serie A2. Davide Bergamin reforçou o Amatori Vercelli e o guarda-redes Alex Pettenuzzo representará a segunda equipa do Sarzana.
Fundado em 2019 por um grupo de directores dissidentes do histórico Amatori Vercelli, o Hockey Vercelli fui meteórico a chegar à categoria máxima, a Serie A1, logrando chegar ao convívio das principais equipas italianas em apenas dois anos. Mas o sonho sofre agora um duro revés.
Taça de Itália suspensa
A FISR, desde já, suspende o jogo entre Vercelli e Monza, da 14ª jornada, agendado para este sábado, bem como os quartos-de-final da Taça de Itália, dado que a classificação final da primeira volta (que dita os cruzamentos) pode sofrer alterações.
O "regulamento de jogos e campeonatos" em vigor para esta temporada diz no seu artigo 16 ("Desistência ou exclusão após publicação do calendário") que "caso a desistência ou exclusão ocorra antes do fim da primeira volta, todas as partidas disputadas pela equipa desistente ou excluída serão canceladas" ou "se a desistência ou exclusão ocorrer durante a segunda volta, todas as partidas da segunda volta (disputadas e a serem disputadas) terão derrota por 10 a 0; todos os resultados obtidos na primeira volta permanecem válidos".
De facto, a primeira volta ainda não está terminada, dado que falta um jogo (e apenas um), agendado para esta quinta-feira, entre Forte e Monza. O que, na interpretação simples do regulamento, levaria à retirada dos pontos conquistados por todas as equipas frente ao Hockey Vercelli.
Quinta-feira, 4 de Janeiro de 2024, 11h28