Porto e Gijón nas finais, à espera de adversário

Confirmando o seu favoritismo, Porto e Gijón, campeões europeus no masculino e feminino, venceram Lomas e Aberastain e estão na decisão da Taça Intercontinental, a aguardar adversários.

Porto e Gijón nas finais, à espera de adversário

Os campeões europeus Porto e Gijón estão na decisão da Taça Intercontinental depois de terem vencido sem problemas nas primeiras meias-finais, disputadas esta sexta-feira no Aldo Cantoni.

Para nada menos que sete jogadores do Porto, foi o regresso ao palco do Mundial de 2022 (apenas Leonardo Pais, Diogo Barata e Edu Lamas não estiveram), cuja final teve muitas críticas dos portugueses. De Rivadavia, a apenas 5 km, chegava o Lomas, à espera de um milagre desportivo que não aconteceria.

O Porto venceu por claros 10-2 e começou cedo a construir a sua goleada, com Gonçalo Alves a inaugurar o marcador com pouco mais de dois minutos decorridos. O atacante português assinaria um póquer, ajudando à festa dois golos de Ezequiel Mena e Carlo Di Benedetto e um de Hélder Nunes e Rafa.

Os dragões de Ricardo Ares, vencedores da Intercontinental em 2021, chegaram ao intervalo a vencer por 5-1 e na etapa complementar houve outro parcial de 5-1. O Lomas de Rivadavia só logrou chegar ao golo depois de uma mão cheia de golos dos azuis-e-brancos já estar no marcador e depois de outra mão cheia lhe dar ainda mais colorido. Franco Gómez assinou os dois tentos de uma formação que está em período de defeso, a preparar a nova temporada.

Na partida de atribuição do troféu, na noite de domingo para segunda, o Porto terá como adversário a UVT ou o Barcelona, que se defrontam este sábado na segunda meia-final.

Gijón avança no feminino

O Gijón repete, para já, o feito de estar na final, conseguido em 2018, na primeira - e única, até esta - edição feminina da prova. A equipa campeã da Europa venceu o Deportivo Aberastain por 4-0.

As asturianas, quase sempre por cima, adiantaram-se aos cinco minutos por Sara Roces. As "naranjas" procuraram reagir e a internacional portuguesa Marta Vieira, desde 2019 radicada na Argentina com um hiato de apenas meio ano em que representou o Turquel na pretérita temporada, até dispôs de um livre directo após azul a Sara Lolo.

Mas, se, a esses oito minutos e meio, Martinha desperdiçou, meio minuto depois, outra Marta, Piquero, não perdoou de grande penalidade, ampliando para 2-0.

Numa partida com arbitragem do brasileiro Fernando Madureira e da portuguesa Silvia Coelho, as europeias dispuseram de novo castigo máximo a seis minutos do intervalo, mas, desta feita, Piquero não conseguiria bater a guardiã campeã mundial - neste mesmo Aldo Cantoni - Anabella Flores.

Na segunda parte, o Gijón dilatou para três golos de vantagem com pouco mais de dois minutos decorridos, por Nuria Obeso, e o 4-0 aos 11 minutos, num forte remate de Maria Igualada à entrada da área "matava" a discussão, até porque a equipa de Ana Catarina Ferreira não deixava de pressionar alto e mandar no jogo a seu bel-prazer.

Na final, este domingo, o Gijón defrontará as argentinas do Andes Talleres ou as catalãs do Palau.

Meias-finais

• F1 • Telecable Gijón 4-0 Aberastain • 16.Fev

• M1 • Porto 10-2 Lomas de Rivadavia • 16.Fev

• F2 • Andes Talleres vs. Palau • 17.Fev, 19h

• M2 • UVT vs. Barcelona • 17.Fev, 21h30

Finais

• Final Feminina • Telecable Gijón vs. vs Vencedor F2 • 18.Fev, 18h30

• Final Masculina • Porto vs Vencedor M2 • 18.Fev, 21h

Horas locais, mais 3h em Portugal Continental.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Candelária 'tomba' Famalicense e receberá Benfica

Candelária 'tomba' Famalicense e receberá Benfica

O Candelária é, para já, o 'tomba-gigantes' dos oitavos da Taça e recebe o Benfica nos quartos-de-final. Oliveirense e Sporting têm encontro marcado numa próxima ronda em que também estão Óquei de Barcelos e Tomar, a aguardar adversário.

Murches contraria 'factor casa'

Murches contraria 'factor casa'

O Murches, anulando uma desvantagem com três golos num minuto, foi o único visitante a evitar a derrota na primeira mão dos quartos-de-final da Taça WSE. O Valdagno perdeu por um e as missões de Braga e Monza são quase impossíveis.

Oitavos da Taça com teste ao 'novo' Barcelos

Oitavos da Taça com teste ao 'novo' Barcelos

Três dias depois de ter anunciado Rui Neto como sucessor de Paulo Freitas, o Óquei de Barcelos joga para a Taça de Portugal na Parede. Os oitavos-de-final da 'prova-rainha' têm seis jogos este sábado, dois entre primodivisionários.