A última temporada de Pedro Gil

O Forte anunciou que Pedro Gil terminará a sua carreira no final da temporada. Campeoníssimo pela selecção espanhola, o atacante que completa 44 anos em Abril representou Infante Sagres, Porto e Sporting em Portugal.

A última temporada de Pedro Gil

Pedro Gil comunicou ao Forte o seu abandono do Hóquei em Patins jogado no final da presente temporada. Deixará as pistas um dos jogadores mais marcantes deste século. Marcou pela entrega, pelos golos, pelos títulos. Marcou também adversários, porque nada era - nada é - mais importante que vencer.

Formado no Noia com sadurninences como Marc Gual e Jordi Bargalló, Pedro Gil “rodou” cedo no Tenerife, em 1998/99, antes de regressar a San Sadurní para uma derradeira temporada pelo emblema da sua cidade. Conquistou a Taça CERS e partiu para conquistar o Mundo do Hóquei em Patins.

Esteve duas temporadas no Infante Sagres, reforçando depois um Porto que tinha só dado o primeiro passo do “deca”. Tornou-se dragão de alma e coração. Esteve ali cinco temporadas, de 2003 a 2007, sempre campeão nacional, foi duas temporadas a Reus fazer dos “roiginégre” campeões da Europa, e regressou à Invicta que leva na pele para todo o lado para mais três temporadas a personalizar a chama do dragão.

Em 2012, partiu para Itália, para um Valdagno que chegaria à Final Four da Liga Europeia, no Dragão Arena. Depois reforçou o Forte e ali foi endeusado, pela sua entrega, a sua garra.

Deixou “La Roja”. A sua Espanha. Uma Espanha que está acima de tudo, apesar do seu sangue catalão. De 2000 a 2013 conquistou nada menos que sete campeonatos da Europa (todos os que havia para conquistar) e seis campeonatos do Mundo. Neste período, só lhe faltou o título Mundial em 2003, mas o estatuto de figura maior da geração mais vencedora de sempre nunca lhe escapará.

Aos 36 anos, muitos apontavam-lhe um final de carreira em Itália, mas a vontade de vencer que mostrava nas pistas era talvez o que faltava a um Sporting apostado em regressar ao topo da modalidade. No seu tudo-por-tudo em todos os treinos, em todos os jogos, em todos os lances, conquistou os adeptos leoninos.

De leão ao peito da sua segunda pele (porque na primeira já o tinha tatuado), esteve na conquista de dois campeonato e duas Ligas Europeias entre 2016 e 2021. De resto, depois da sua partida, o Sporting só venceria mais uma Taça Continental.

Regressou ao Forte para mais três temporadas. Não logrou o sucesso da primeira passagem, mas, até ao último minuto, será certo que dará tudo por ganhar. Esta época, em que completa 44 anos a 26 de Abril, soma 16 golos em 21 partidas na fase regular da Serie A1 e o Forte lidera.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Turquel deixa aviso na Luz

Turquel deixa aviso na Luz

No jogo grande do Hóquei em Patins feminino em Portugal, Benfica e Turquel dividiram pontos na Luz, com um empate a um. A equipa da Aldeia do Hóquei deixou um sério aviso às decacampeãs nacionais que, nas provas internas, raramente não vencem.