Porto apanha Oliveirense no topo da classificação
O Porto venceu em Oliveira de Azeméis e alcançou a Oliveirense no topo da classificação do Campeonato Placard. Sporting, a correr atrás do prejuízo de uma inusitada primeira parte, e Benfica venceram fora de casa.
Oliveirense e Porto chegaram à 20ª jornada separados por três pontos nos dois primeiros lugares da classificação e saem em igualdade pontual para as derradeiras seis jornadas. Num jogo de alternâncias no marcador, os dragões venceram por 4-5 em Oliveira de Azeméis.
Com um percurso em 2024 praticamente irrepreensível (sete vitórias e um empate), o Porto foi aproximando-se pé-ante-pé do topo da classificação e, este sábado, até marcou os cinco golos que precisava para ser líder. Mas sofreu quatro, o que - apesar da igualdade pontual - mantém a Oliveirense no 1º lugar, pelo confronto directo.
A equipa de Ricardo Ares foi quase sempre mais mandona. Os de Edo Bosch adiantaram-se, aos seis minutos, por Xavi Cardoso, mas Carlo Di Benedetto igualou, ainda não estavam cumpridos 10.
Num dos já inúmeros regressos ao Salvador Machado depois daquela ter sido a sua casa entre 2012 e 2015, Gonçalo Alves desequilibrou o marcador a favor dos dragões a três minutos do intervalo. Lucas Martinez, mal começara a etapa complementar, repôs a igualdade, que se manteria após golos de Gonçalo - numa acção individual merecedora de estar em qualquer compilação de "highlights" - e Marc Torra para os 22 minutos finais.
O Porto, a fazer mais pela vitória, chegaria à 10ª falta aos 11 minutos, e Lucas Martínez não perdoou, desfeiteando Malián. A Oliveirense estava de novo na frente do marcador, mas a vantagem não duraria. Como na primeira vantagem, Carlo Di Benedetto fez a desfeita ao anfitrião e assinou o 4-4 que deixava tudo em aberto.
Já nos três minutos finais, pouco depois de um desconto de tempo pedido por Ares, Gonçalo Alves, em insistência pela esquerda colocava pela terceira vez o Porto na dianteira, desta vez definitivamente, ainda que a Oliveirense tentasse tudo para o evitar.
Depois de ter andado muitas jornadas a par do Sporting na frente do Campeonato Placard, a Oliveirense volta a ter companhia e, depois de derrotas com águias e dragões, tem, na próxima jornada, teste no João Rocha à sua capacidade para terminar esta fase regular no desejado 1º lugar. Antes, recebe os leões para a Taça de Portugal.
O Sporting, com Alejandro Dominguez em trabalho remoto e sem Ângelo Girão nem João Souto, teve de correr atrás do prejuízo em Murches após ter ido para o intervalo a perder por 4-0. Três golos de rajada no início da segunda parte relançaram a partida e a equipa verde-e-branca somaria uma vitória por 5-8 que a deixa a um ponto da liderança bipartida.
Mais perto do topo, está também o Benfica, que venceu em Turquel por 1-5. Com pouco mais de dois minutos cumpridos, as águias já venciam por 0-3 e evitaram os sobressaltos do rival Sporting, somando a quarta vitória consecutiva na prova. Ainda assim, o 1º lugar ainda está a cinco pontos.
Noutras lutas, o Óquei de Barcelos recebeu e venceu o Valongo por 5-2, tendo estado a vencer desde os dois minutos e meio, quando Miguel Vieira inaugurou o marcador. Miguel Rocha ampliou e Danilo Rampulla fez o 3-1 com que se chegaria ao intervalo, depois de Carlos Ramos ter reduzido.
De novo de livre directo, “Carlitos” assinou um 3-2 que colocava em risco o triunfo barcelense. A nove minutos do fim, o jogador do Valongo, que teve mais uma vez João Lapo ao leme, não aproveitou uma grande penalidade para igualar e tal terá sido o toque a despertar para a equipa da casa. Um minuto volvido, Luís Querido marcava dois golos em poucos segundos contados para consolidar a vantagem.
Na fuga aos lugares de despromoção, o Braga averbou um triunfo importante por 3-6 nos Carvalhos. A equipa de Tó Neves subiu ao 9º lugar, destacando-se de Turquel e Riba d’Ave (que recebe este domingo o Juventude Pacense) e passou Famalicense (joga apenas quarta, em Tomar) e Murches.
O Carvalhos até esteve na frente quando Rúben Sousa virou o marcador depois de Gonçalo Meira ter inaugurado, mas os bracarenses já venciam na ida para o intervalo. Já a perder por 3-5, o lanterna-vermelha não baixava os braços, até que Rúben - que também assinara o terceiro tento - foi expulso por palavras, com pouco mais de dois minutos para jogar. No correspondente livre directo, António Trabulo fechou a contagem.
20ª jornada
• Murches 5-8 Sporting • 9.Mar
• Oliveirense 4-5 Porto • 9.Mar
• Carvalhos 3-6 Braga • 9.Mar
• Turquel 1-5 Benfica • 9.Mar
• Óquei de Barcelos 5-2 Valongo • 9.Mar
• Riba d'Ave vs. Juv. Pacense • 10.Mar, 18h
• Tomar vs. Famalicense • 13.Mar, 21h30
Classificação
1º Oliveirense (49), 2º Porto (49), 3º Sporting (48), 4º Benfica (44), 5º Tomar¹ (37), 6º Óquei de Barcelos (34), 7º Valongo (23), 8º Juv. Pacense¹ (22), 9º Braga (20), 10º Murches (19), 11º Famalicense¹ (18), 12º Turquel (17), 13º Riba d'Ave¹ (17), 14º Carvalhos (1)
¹ menos um jogo
Domingo, 10 de Março de 2024, 8h11