Tomar vence Famalicense no fecho da 20ª jornada

No fecho da 20ª jornada, o Tomar recebeu e venceu o Famalicense por 4-3. Os tomarenses alcançam os 40 pontos numa segunda volta ainda sem derrotas, ao passo que os famalicenses estão abaixo da linha de água numa disputada luta pela manutenção.

Tomar vence Famalicense no fecho da 20ª jornada

No jogo que encerrou a 20ª jornada da fase regular do Campeonato Placard, o Tomar venceu o Famalicense por 4-3. Os tomarenses, ainda sem derrotas nas sete partidas disputadas na segunda volta, regressaram aos triunfos depois de um empate na recepção ao Juventude Pacense. Os famalicenses perdem depois de ter vencido o Carvalhos. Na primeira volta, Tomar e Famalicense tinham empatado a um em Famalicão.

Na primeira parte, um golo era escasso para traduzir o ascendente do Tomar. Gonçalo Neto, em lance individual, rematou - já em queda - para o fundo das redes de Diogo Fernandes com sete minutos para jogar.

Na etapa complementar, o Tomar manteve o domínio do jogo, com o Famalicense expectante. Tato Ferruccio ampliou aos seis e, minuto e meio depois, Neto não aproveitava o livre directo da 10ª falta contrária.

O jogo ficava mais partido, com a equipa de Jorge Ferreira mais intensa. E a ter uma soberana oportunidade de reduzir depois de azul a Tato Ferruccio. Juanjo não conseguiu bater António Marante no livre directo, mas Luís Filipe, na superioridade numérica, assinaria o golo que relançava o jogo.

O Famalicense equilibrara mais o jogo. Foi traído por um azul a Luis Filipe, com Gonçalo Neto a elevar para 3-1 a sete minutos do fim, mas voltaria ao jogo em novo livre directo, na 10ª falta tomarense, por Hugo Costa. Na resposta, Tato serviu Xanoca para o 4-2, mas, com quatro minutos para jogar, a equipa de Famalicão não deixou de procurar o golo. E Hugo Costa conseguiu-o, na recarga a uma grande penalidade. Mas sobravam poucos segundos…

Com esta vitória, Nuno Lopes vê o seu Tomar chegar aos 40 pontos e alcança enfim um objectivo que repetidamente vinha referindo, ultrapassando os 39 pontos com que terminara a fase regular em 2021 e 2023, quedando-se pelos 36 em 2022. E, agora, ainda faltam disputar seis jornadas.

O Tomar mantém-se no 5º lugar, quatro pontos atrás do Benfica e seis à frente do Óquei de Barcelos. O Famalicense é a primeira equipa abaixo da linha de água, mas a apenas um ponto de Murches e dois de Riba d’Ave e Braga. Com, respectivamente, mais quatro e cinco pontos, Juventude Pacense e Valongo ainda não podem respirar de alivio.

Fechada a 20ª jornada, o próximo fim-de-semana é de quartos-de-final da Taça de Portugal, com o Benfica a viajar até ao Pico para defrontar o Candelária, o Óquei de Barcelos a jogar na pista da Académica de Espinho e confrontos de primodivisionários entre Porto e Tomar e entre Oliveirense e Sporting.

O Campeonato Placard regressa a 23 de Março, com uma 21ª ronda que, entre outros, terá novo duelo entre Sporting e Oliveirense, então no João Rocha.

20ª jornada

• Murches 5-8 Sporting • 9.Mar

• Oliveirense 4-5 Porto • 9.Mar

• Carvalhos 3-6 Braga • 9.Mar

• Turquel 1-5 Benfica • 9.Mar

Óquei de Barcelos 5-2 Valongo • 9.Mar

Riba d'Ave 3-2 Juv. Pacense • 10.Mar

Tomar 4-3 Famalicense • 13.Mar

Classificação

1º Oliveirense (49), 2º Porto (49), 3º Sporting (48), 4º Benfica (44), 5º Tomar (40), 6º Óquei de Barcelos (34), 7º Valongo (23), 8º Juv. Pacense (22), 9º Riba d'Ave (20), 10º Braga (20), 11º Murches (19), 12º Famalicense (18), 13º Turquel (17), 14º Carvalhos (1)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Um ano de castigo para Francesco Banini

Um ano de castigo para Francesco Banini

Francesco Banini, jogador do Follonica de Sérgio Silva, foi suspenso por um ano por, alegadamente, ter atingido deliberadamente o árbitro com o ombro, derrubando-o. O castigo foi anunciado - e aplicado - quatro dias após o jogo.

Quartos-de-final em dois actos

Quartos-de-final em dois actos

No regresso aos quartos-de-final a duas mãos, oito equipas disputam esta quinta-feira o primeiro de dois actos, em busca de um lugar na Final Four, momento alto do Hóquei em Patins europeu.