Sporting vence Oliveirense e Porto é líder

Com Ângelo Girão a fechar a porta na segunda parte e João Souto eficaz de livre directo, o Sporting vingou a derrota na Taça e venceu a Oliveirense em jogo a contar para a 21ª jornada. O Porto recebeu e venceu o Turquel e é agora líder isolado.

Sporting vence Oliveirense e Porto é líder

Há cambalhota na liderança do Campeonato Placard. Em três jogos com os ditos "três grandes", a Oliveirense - ainda líder antes desta jornada - somou a terceira derrota e desceu ao 3º lugar.

Uma semana depois da vitória para a Taça de Portugal, a Oliveirense viajava até ao João Rocha a ter de vencer para se manter na frente da fase regular do campeonato, mas o Sporting foi mais eficaz e triunfou por 5-3.

Rafael Bessa marcou cedo de grande penalidade. O Sporting dispôs de três bolas paradas e transformou as três em golo.
Rafael Bessa marcou cedo de grande penalidade. O Sporting dispôs de três bolas paradas e transformou as três em golo.

Com Ferran Font na bancada (onde o número de público não era condizente com a importância da partida), Alejandro Dominguez apostou em Rafa Bessa e João Souto no cinco inicial, e cedo capitalizou algum ascendente. Aos quatro minutos, de grande penalidade, Rafa Bessa desfeiteou o ex-companheiro do Valongo, Xano Edo.

A Oliveirense procurava reagir, mas rareavam as oportunidade de golo, junto de uma e outra baliza, numa tensão própria de partidas com muito em jogo.

Marc Torra assistiu Franco Platero para o 2-2 com que se chegou ao intervalo.
Marc Torra assistiu Franco Platero para o 2-2 com que se chegou ao intervalo.

Aos 14 minutos, Facundo Navarro apanhou a defesa leonina a dormir e isolou-se perante Girão, para a igualdade. Mas, praticamente no momento seguinte, Gonzalo Romero rematava para voltar a colocar a sua equipa na frente.

Pouco depois, a Oliveirense chegava à 9ª falta, e tentava adiar ao máximo a 10ª, apesar do registo de defesas de Xano Edo no particular de livres directos. Não forçando, novo contra-ataque valeria nova igualdade, com Marc Torra a servir Franco Platero para o 2-2 com que se chegaria ao intervalo.

João Souto bisou de livre directo.
João Souto bisou de livre directo.

Na segunda parte, confirmar-se-iam os receios da equipa de Oliveira de Azeméis. A 10ª falta "caiu" aos dois minutos, e João Souto bateu Xano Edo para o 3-2.

Em boa hora para o Sporting, Souto regressava aos jogos do campeonato depois de duas partidas de suspensão. Tal como Girão. Na reacção em crescendo da Oliveirense, Ângelo Girão "fechou a porta" com várias intervenções decisivas. O guardião leonino ainda teve de sair duas vezes para receber assistência, mas, principalmente na segunda vez (num choque que Girão provocou), a equipa defendeu bem e Zé Diogo nem teve de se aplicar para segurar a vantagem.

Ângelo Girão protagonizou uma grande segunda parte, segurando a tangencial vantagem do Sporting até que, já nos quatro minutos finais, Bridge e - novamente - Souto desferiram os
Ângelo Girão protagonizou uma grande segunda parte, segurando a tangencial vantagem do Sporting até que, já nos quatro minutos finais, Bridge e - novamente - Souto desferiram os "golpes" decisivos.

Totalmente eficaz a defender, os verde-e-brancos seriam letais no ataque no aproximar dos momentos finais. Primeiro num ataque rápido, com "Nolito" Romero a servir Facundo Bridge para o 4-2 num remate de primeira, e depois em novo livre directo de Souto, na 15ª falta da Oliveirense.

A equipa de Edo Bosch lograria enfim - de grande penalidade, por Marc Torra - o golo que já fizera por merecer, mas chegava tarde para evitar a derrota e o "adeus" à liderança.

Porto líder

À mesma hora que o Sporting vencia a Oliveirense, o Porto recebia e vencia o Turquel por 4-2, ascendendo ao 1º lugar isolado pela primeira vez na presente edição.

Frente ao penúltimo da classificação, Carlo Di Benedetto inaugurou o marcador ainda não estavam cumpridos dois minutos, ampliando os dragões no 17º minuto para 3-0 com tentos de Telmo Pinto e, novamente, Carlo.

O Turquel reduziu na segunda parte, por Tiago Mateus, mas Ezequiel Funes e Xavi Lourenço não aproveitaram livres directos para colocar pressão sobre o Porto. E, a oito minutos do fim, aproveitando a superioridade por um azul a Tiago Mateus, Edu Lamas fazia o 4-1 que sentenciava a discussão dos três pontos.

Salvador André ainda fez o 4-2, à entrada dos dois minutos finais, mas não sobrava tempo para mais.

21ª jornada

Sporting 5-3 Oliveirense • 23.Mar

Porto 4-2 Turquel • 23.Mar

Benfica 13-1 Carvalhos • 23.Mar

• Braga 5-6 Tomar • 23.Mar

Juv. Pacense 3-2 Óquei de Barcelos • 23.Mar

• Famalicense 1-4 Riba d'Ave • 23.Mar

• Valongo 3-3 Murches • 23.Mar

Classificação

1º Porto (52), 2º Sporting (51), 3º Oliveirense (49), 4º Benfica (47), 5º Tomar (43), 6º Óquei de Barcelos (34), 7º Juv. Pacense (25), 8º Valongo (24), 9º Riba d'Ave (23), 10º Braga (20), 11º Murches (20), 12º Famalicense (18), 13º Turquel (17), 14º Carvalhos (1)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny