Goleada portuguesa no início da defesa da Taça das Nações

Na estreia de Paulo Freitas como seleccionador, Portugal demorou a chegar ao golo, mas acabaria por construir um triunfo confortável por 8-0 frente a uma Suíça que quebrou animicamente com três golos portugueses no início da segunda parte.

Goleada portuguesa no início da defesa da Taça das Nações

A fechar o primeiro dia da Taça das Nações, Portugal venceu a Suíça por 8-0 no início da defesa do troféu conquistado em 2019, na última vez que a prova teve lugar.

O primeiro cinco de Paulo Freitas primou pela novidade, com Gonçalo Pinto, Xavi Cardoso e Xano Edo na baliza a juntarem-se a João Souto e Rafa. Talvez por isso, foi notória alguma - natural - falta de rotinas e o sempre importante primeiro golo tardava.

Mesmo depois de, com pouco mais 10 minutos cumpridos, Freitas ter completado, com a entrada de Nuno Santos, a rotação dos jogadores de pista, havia um "nervoso miudinho" latente, com muitas cerimónias na hora do remate e alguma exposição ao contra-ataque de uma Suíça confiante que colocava à prova Xano.

A menos de quatro minutos do intervalo, o seleccionador português pediu um desconto de tempo que seria providencial. Logo no regresso ao jogo, Gonçalo Pinto inaugurou o marcador. E, na superioridade numérica depois de azul a Yanic Dysli, Xavi Cardoso ampliou. Duas estreias pela equipa principal abençoadas com golo.

Na segunda parte, Portugal entrou com o quarteto de pista que começara no banco. E com uma tremenda eficácia. Em menos de três minutos e meio, Gonçalo Alves, João Rodrigues e Nuno Santos dilatavam para um 5-0 que acabava com a motivação helvética e com o jogo.

A equipa portuguesa dominava, mostrando a sua superioridade, e aos 11 minutos, numa grande penalidade ganha por Rafa, Gonçalo Alves entrava para rematar certeiro para o 6-0. A seis minutos do fim, João Rodrigues, no culminar de um ataque rápido, assinava o 7-0, e Hélder Nunes fez o 8-0 com pouco mais de três minutos para jogar.

Com este triunfo, o mais dilatado do primeiro dia, Portugal assume a liderança do Grupo Livramento, por diferença de grupos face à Espanha, que venceu a França por 2-1. Esta quinta-feira, a selecção das quinas defronta a França.

Grupo B (Livramento)

Espanha 2-1 França • 27.Mar

Portugal 8-0 Suíça • 27.Mar

• Espanha vs. Suíça • 28.Mar, 17h

• França vs. Portugal • 28.Mar, 21h

• Suíça vs. França • 29.Mar, 19h

• Portugal vs. Espanha • 29.Mar, 21h

 

Classificação: 1º Portugal (3), 2º Espanha (3), 3º França (0), 4º Suíça (0)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Martí Casas trama estreia de Nuno Lopes

Martí Casas trama estreia de Nuno Lopes

Dois golos de livre directo de Martí Casas ditaram a vitória da campeã europeia Espanha sobre a França, por 2-1, na estreia de Nuno Lopes como seleccionador francês.

Itália vence anfitrião Montreux

Itália vence anfitrião Montreux

Sem grandes sobressaltos, Itália venceu o anfitrião Montreux no segundo jogo da 69ª Taça das Nações por 1-8. Alessandro Verona, a capitanear a 'squaddra azzurra', e Morgan Antonioni, aniversariante, bisaram.

Rampulla e Bridge desataram nó angolano

Rampulla e Bridge desataram nó angolano

Na abertura da Taça das Nações, a Argentina venceu Angola por 7-3. Com um empate a três ao intervalo, faltaram pernas na etapa complementar e Danilo Rampulla e Facundo Bridge, com dois golos cada, desequilibraram.

Tudo pronto em Montreux, que comecem os jogos

Tudo pronto em Montreux, que comecem os jogos

Com alguns ajustes de última hora nos planteis e a confirmação da transmissão de todos os jogos nos canais DAZN/Eleven, arranca esta quarta-feira a Taça das Nações, na adiada celebração do seu centenário.