A Academia de Diego Mir
Sinónimo de método e trabalho, Diego Mir dirige um dos mais intensivos campus de Hóquei em Patins na Catalunha. O técnico, actualmente no Cerdanyola, foi forte hipótese para o Barcelona na próxima época, mas o acordo não se concretizou.
Diego Mir, técnico argentino de 51 anos, construiu uma reputação de trabalho na Europa, desde logo, ao longo de vários anos no Alcoi, elevando o nível no emblema da comunidade valenciana.
Em 2016, Mir foi chamado pelo hóquei italiano, mas o projecto do Matera - onde iria substituir Nuno Resende - ruiu antes que o técnico pudesse começar. Ficaria sem clube, mas o sonho italiano não se desmoronou. A meio da temporada seguinte, em Janeiro de 2018, pegou no Breganze que já fora de Cabestany e, com os "rossoneri" - onde viria a treinar Francisco Veludo -, venceria a Coppa Italia em 2019.
O Breganze desinvestiu e Diego Mir abraçou em 2020 o projecto do Valdagno, onde reencontrou André Centeno, que já orientara em Alcoi. Ali esteve no comando técnico até Dezembro de 2022, regressando depois à Catalunha.
Apesar de não estar à frente de nenhuma equipa, os reconhecidos méritos valeram-lhe o interesse do Barcelona, numa eventual sucessão a Edu Castro. Esta época, Diego assumiu o histórico Cerdanyola, na secundária OK Liga Plata, mas, não obstante o 3º lugar a cinco jornadas do fim da zona Norte [com 31 pontos, distante do Vic, com 40, e do líder Vilafranca, com 45], os rumores de ida para os blaugrana intensificaram-se na proporção dos rumores da saída de Castro para o Benfica.
No entanto, independentemente do futuro de Edu Castro, não há acordo entre Mir e o Barcelona e os rumores, ao dia de hoje e salvo inusitada reviravolta, não se concretizarão. Certa, é a realização de mais uma edição do campus OK Academy.
OK Academy
No Colégio Internacional SEK, na localidade catalã de La Garriga, Diego Mir promove, com Jordi Vilaregut, o campus OK Academy, numa proposta diferente dos tradicionais campus de Hóquei em Patins.
"Quantas horas treinam? Todas as que aguentarem. Se gostarem de treinar, vão gostar deste campus. Se não gostarem, vão passar uma semana difícil", alerta Diego Mir no briefing aos pais logo no primeiro dia, numa proposta diferente - "não é uma colónia de férias" - em que se pretende que os atletas aprendam a preparar-se durante o ano, ao longo da época desportiva.
Este ano, mais uma vez sob o lema "juntos fazemos o melhor campus de Hóquei do Mundo", a OK Academy regressa com quatro semanas previstas no final de Junho e em Julho. Há uma semana "OK Campus", para atletas dos 6 aos 12 anos, uma semana "OK Campus Elite Pro", dos 16 aos 18, e duas semanas "OK Campus Elite", dos 13 aos 15. Apenas uma das semanas "OK Campus Elite" não está "no limite", ainda que tal possa não ser impeditivo da participação.
Na edição de 2023, o HóqueiPT esteve à conversa com o técnico nascido em Buenos Aires, sobre a sua visão do campus e do Hóquei em Patins.
Sexta-feira, 5 de Abril de 2024, 16h01