Trio da frente vence

Porto, Sporting e Oliveirense venceram na 22ª jornada. Carlo Di Benedetto, mesmo em recuperação de uma luxação, marcou cinco nos Carvalhos e, nas dificuldades dos leões n'Aldeia do Hóquei, Ferran Font marcou seis em Turquel.

Trio da frente vence

Porto, Sporting e Oliveirense, os três da frente do Campeonato Placard, venceram expressivamente Carvalhos, Turquel e Murches na 22ª jornada.

Na deslocação à pista do lanterna-vermelha Carvalhos, com os opostos da classificação a defrontarem-se, Ricardo Ares poupou Gonçalo Alves, lesionado em Montreux, chamando Roc Pujadas que, já se sabe, se mudará para o Sporting no próximo defeso.

Sem golos, o técnico dos dragões teve de lançar o outro goleador, Carlo Di Benedetto também tocado na Taça das Nações. E o gaulês pareceu tudo menos condicionado. Desbloqueou o marcador a quatro minutos do intervalo e assinou mais dois golos no arranque da segunda parte, assinando também 1-8 e o definitivo 1-10, numa mão cheia de golos.

Ainda na primeira parte, Edu Lamas fez o segundo do Porto, mas Tiago Belchior reduziu de pronto. Na etapa complementar, o Porto fez por evitar sobressaltos mais à frente. Rafa faria o 1-3 antes de Carlo dilatar para 1-5. Tudo em pouco mais de quatro minutos. Depois, para além do francês, houve golo catalão, de Pujadas, e um bis de Telmo Pinto, numa pista que foi sua nos primeiros anos de formação.

O atacante francês Carlo Di Benedetto marcou uma mão cheia de golos na vitória do Porto nos Carvalhos, apesar da luxação no polegar da mão esquerda que contraiu na Suíça.

Na perseguição mais próxima, o Sporting sentiu mais dificuldades, apesar do 4-8 final. Na Aldeia do Hóquei, o Sporting apresentou-se sem Gonzalo Romero e acusou a ausência da sua gazua, que seria colmatada pela magia de Ferran Font.

Na semana em que o Turquel anunciou que Guillem Pérez decidiu não continuar no comando técnico após o termo da temporada, Tiago Mateus adiantou os alvinegros aos oito minutos. O Turquel tapava os caminhos para a sua baliza, mas, com menos um seria mais difícil. Depois de azul a Xavi Lourenço, João Souto não conseguiu bater Diogo Almeida, mas Toni Pérez igualou na superioridade numérica, bem trabalhada pelos leões.

Tiago Mateus voltaria a colocar o Turquel na frente e, após azul a Facundo Bridge, Xavi Lourenço, à segunda, bateu Ângelo Girão para o 3-1. O Sporting tardava em resolver colectivamente e Ferran Font "teve" de emergir com todo o seu talento para anular a vantagem da equipa da casa. Em contra-ataque, o fantasista catalão reduziu, e, passando por praticamente toda a equipa turquelense, fez o 3-3 com que se chegaria ao intervalo

Na segunda parte, os leões entraram pressionantes e fizeram os anfitriões tremer defensivamente. Logo aos três minutos, Font selava o hat-trick para a reviravolta. Guillem Pérez parou o jogo e tranquilizou a sua equipa. Mas, no avançar das faltas, o Turquel chegava à 10ª aos 11 minutos, e o inspirado Ferran Font não desperdiçou, com mais um pormenor adocicado, para o 3-5, a primeira dupla vantagem dos verde-e-brancos.

Os turquelenses tiveram oportunidade de reduzir, depois de azul a Toni Pérez, mas Xavi Lourenço não repetiu o sucesso do primeiro duelo com Girão. Quando, a sete minutos e meio do fim, Verona também viu azul, assumiu o livre directo o capitão Vasco Luís, reduzindo para a margem mínima.

No entanto, a noite era de Ferran Font. Salvador André viu azul e nem havia dúvida quem ia ao livre directo. Font, com o seu quinto golo na partida, fez, com nota artística, o 4-6. Sem dar tempo para o Turquel se recompor, Henrique Magalhães assinava o 4-7 que, a cinco minutos do fim, sentenciava o jogo.

Ainda houve uma grande penalidade para o Sporting, que Rafael Bessa não aproveitou, e o livre directo da 15ª falta do Turquel. Ferran Font, mesmo com Guillem Pérez a colocar Guilherme Duro entre os postes, fez o seu sexto golo no jogo para o 4-8 final.

A Ferran Font não basta uma mão para contar os golos conseguidos na Aldeia do Hóquei. O atacante catalão assinou seis golos e resolveu problemas sentidos com a ausência de Gonzalo Romero.

Depois de três derrotas, consecutivas para o campeonato, a Oliveirense voltou às vitórias frente ao Murches, vencendo por claros 7-1.

Bruno Di Benedetto, um dos seis jogadores oliveirenses presentes em Montreux, na Taça das Nações, inaugurou o marcador aos dois minutos. Franco Platero ampliou a oito do intervalo.

Na segunda parte, Lucas Martinez, também regressado da Suíça, não enjeitou a 10ª falta do adversário cascalense e assinou o 3-0 com apenas minuto e meio jogado, voltando a marcar, novamente de livre directo, pouco depois. Diogo Abreu faria o quinto e Navarro o sexto, antes de Zé Costa assinar o tento de honra do Murches. Abreu fecharia as contas do encontro.

Este domingo, a partir das 18h, defrontam-se Benfica (4º) e Tomar (5º).

22ª jornada

• Juv. Pacense 2-4 Valongo • 6.Abr

Oliveirense 7-1 Murches • 6.Abr

• Carvalhos 1-10 Porto • 6.Abr

Riba d'Ave 2-1 Braga • 6.Abr

• Turquel 4-8 Sporting • 6.Abr

Óquei de Barcelos 4-2 Famalicense • 6.Abr

• Tomar vs. Benfica • 7.Abr, 18h

Classificação

1º Porto (55), 2º Sporting (54), 3º Oliveirense (52), 4º Benfica¹ (47), 5º Tomar¹ (43), 6º Óquei de Barcelos (37), 7º Valongo (27), 8º Riba d'Ave (26), 9º Juv. Pacense (25), 10º Braga (20), 11º Murches (20), 12º Famalicense (18), 13º Turquel (17), 14º Carvalhos (1)

¹ menos um jogo

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Valongo e Riba d'Ave passam Juventude Pacense na corrida ao play-off

Valongo e Riba d'Ave passam Juventude Pacense na corrida ao play-off

Entre a luta pela manutenção e pela presença no play-off, o Valongo venceu em Paços de Ferreira e subiu ao 7º lugar. Aproveitou também o Riba d'Ave, que sobe a 8º. O Óquei de Barcelos já tem carimbo no passaporte para a fase final.

Final Four à espanhola, com Sandra Coelho a travar campeãs

Final Four à espanhola, com Sandra Coelho a travar campeãs

Fraga, Coruña, Vila-Sana e Palau são os semifinalistas da Champions League Women. Destaque para a reviravolta do Vila-Sana, de Sandra Bento Coelho, na pista das campeãs do Gijón e para o adeus da Stuart, numa derrota pesada na Galiza.

«O 3º lugar é honroso, mas procuramos o 1º»

«O 3º lugar é honroso, mas procuramos o 1º»

No rescaldo da estreia à frente da selecção francesa, Nuno Lopes mostrou-se satisfeito com o empenho dos seus jogadores, mas aponta a mais, a um 'sonho possível'. O capitão Carlo Di Benedetto acompanha o técnico na sua ambição.

Regressa o Campeonato

Regressa o Campeonato

Virada a página sobre a Páscoa, o Campeonato Placard regressa para as derradeiras cinco jornadas, ainda com decisão da Taça pelo meio. Falta a definição dos oito lugares de play-off e das duas equipas que se juntarão ao já despromovido Carvalho.