Tomás Santos é aposta do Porto
Tomás Santos será reforço da equipa principal do Porto, avança o Record. Escolhido para colmatar a 'vaga' de Pujadas, Tomás segue, apenas com 16 anos, as recentes pisadas, desde Valongo, de Carlos Ramos e Diogo Barata.
O Record avança esta quinta-feira que Tomás Santos será reforço do Porto na próxima época. O jogador do Valongo colmatará, com apenas 16 anos, a vaga deixada em aberto pela saída de Roc Pujadas, que rumará ao Sporting.
Apesar da sua tenra idade, Tomás Santos chega aos dragões para a equipa principal, em mais uma aposta dos actuais campeões europeus em jovens... do Valongo.
Com o Porto a atravessar uma fase de menor fulgor com os seus juniores, Tomás Santos é o terceiro talento "pescado" em Valongo em quatro temporadas. Em 2021, chegou Carlos Ramos, então com 21 anos. Seguiu-se Diogo Barata, com 20, em 2022.
Ainda mais novos, com idade júnior, o Porto apostou em Alvarinho (19) e Hugo Santos (18 anos), que chegaram, respectivamente, em 2015 e 2018, ambos em regressos aos dragões. Alvarinho chegou do Valongo e Hugo Santos do Benfica, mas nenhum acabaria por vingar às ordens de Cabestany. Ou, no caso de Hugo, também já com Ares no comando técnico. De resto, o "jackpot" nas apostas jovens foi conseguido em 2012, quando um tal de Hélder Nunes chegou aos 18 anos do Braga. Mas o actual subcapitão da selecção portuguesa chegou já com experiência na I Divisão.
Tomás Santos, tecnicamente talentoso e com muita garra, procurará a afirmação precoce, ainda que parta, salvo outras saídas (não esperadas), como o 11º jogador da equipa orientada por Ricardo Ares, jogando sempre que possível pelas equipas de sub-19 e "B" azuis-e-brancas.
Vice-campeão da Europa de Sub-17 em Setembro último, Tomás Santos integrou a equipa da Oliveirense de Sub-17 que venceu a Eurockey Cup em 2021, ainda não completara 14 anos. Rumou a Valongo e regressou à Eurockey Cup de Sub-17. E às finais. Marcou nas finais de 2022 e 2023, mas o seu Valongo - campeão nacional do escalão - não conseguiu levar a melhor sobre uma Oliveirense com mais soluções.
Esta época, Tomás Santos jogou na fase de grupos da Champions League, em Lodi, pela equipa principal do Valongo. Em várias frentes, pela equipa "B" dos valonguenses, na Zona Norte da II Divisão, Tomás já assinou 10 golos, a que soma cinco no Nacional de Sub-19 e outros cinco no Nacional de Sub-17.
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024, 16h16