Em duelo de leões, rugiu mais alto o Tomar
Quase 30 anos depois, o Tomar venceu o Sporting para o Campeonato. A equipa de Nuno Lopes venceu por 4-3, virando de 1-3 nos primeiros minutos da segunda parte, e, com duas jornadas por disputar, pode garantir o 5º lugar.
Não acontecia desde Dezembro de 1994. O Tomar voltou a vencer o Sporting para o campeonato, agora por 4-3, na 24ª jornada da fase regular do Campeonato Placard.
De grande penalidade, Guilherme Silva foi eficaz e bateu Ângelo Girão para o tento inaugural ainda não estavam cumpridos três minutos. O Sporting reagiu de pronto, criando algumas oportunidades em superioridade, mas seria numa iniciativa individual de Ferran Font que anularia a desvantagem, picando para o fundo das redes depois de contornar a baliza de António Marante.
O Sporting tinha ascendente no jogo, pressionando, mas também somando faltas de equipa. Já com nove faltas, a quatro minutos do intervalo, Gonzalo Romero surpreendeu num remate de primeira com pouco ângulo para o 1-2. E, dois minutos volvidos, Matías Platero descobriu Font sozinho na área, para o 1-3, numa fase penalizadora para a equipa da casa.
O Tomar, que não contou com Tato Ferruccio, castigado, entrou da melhor forma na etapa complementar, com Xanoca a reduzir logo no dobrar do primeiro minuto. Instantes depois, o Sporting cometia a 10ª falta e - na recarga ao livre directo, sem se perceber se houve felicidade ou engenho de Gonçalo Neto - a partida ficava igualada a três. E, aos quatro minutos, Guilherme Silva rematava fortíssimo da zona frontal para a reviravolta.
Tomar garante desde já 5º lugar se o Óquei de Barcelos perder com o Benfica. O Sporting pode perder nesta jornada o 2º lugar para a Oliveirense, que joga em Turquel.
Num duelo leonino, os leões que viajaram de Lisboa não tinham o mesmo esclarecimento da primeira parte na tentativa de resposta à desvantagem e ao jogo dos tomarenses. Aos nove minutos, João Souto perdeu uma bola e viu azul ao travar Lucas Honório que se isolava.
Neto rematou ao poste, mas Girão foi advertido por sair antes do tempo e viu mesmo o azul. Num segundo acto, Zé Diogo defendeu e a equipa de Alejandro Dominguez protegeu-se bem na inferioridade numérica - de quatro minutos - e até dispôs de um livre directo, na 10ª falta tomarense. António Marante negou o golo a Ferran Font.
O Sporting, sem nunca se encontrar, procurou a igualdade, atacando mesmo com cinco nos segundos finais, mas sem sucesso.
A equipa de Nuno Lopes soma agora 46 pontos, mais seis que o Óquei de Barcelos, que nesta ronda defronta o Benfica. Com vantagem no confronto directo, o Tomar já terá o 5º lugar assegurado se os barcelenses perderem com as águias.
Sábado, 20 de Abril de 2024, 20h14