Fraga é campeão da Europa
Na sua primeira participação europeia, o Fraga vence a Champions League. Na final, as aragonesas, capitaneadas por Adriana Gutiérrez, venceram na decisão por grandes penalidades o Vila-Sana, vice-campeão pela segunda vez consecutiva.
O Fraga é o novo campeão da Europa de clubes no feminino, ao vencer na final o Vila-Sana no desempate por grandes penalidades.
Adriana Gutierrez, capitã do Fraga, inaugurou o marcador antes de estarem cumpridos cinco minutos e o Vila-Sana de Sandra Bento Coelho tinha de ir atrás do resultado, mas esbarrava num coeso bloco da equipa que apenas em 2022 ascendeu à categoria máxima do Hóquei em Patins espanhol.
A três minutos do intervalo, "Adri" veria o azul, Victória Porta não conseguiu desfeitear Ana Ferrer, nem o Vila-Sana capitalizou a vantagem numérica.
De tanto ir à fonte, o cântaro lá quebrou. A nove minutos do final, outra histórica argentina, "Luchi" Agudo, igualava e o jogo que, apesar da pressão catalã, seguia para um prolongamento que não teria qualquer golo.
Na decisão por grandes penalidades, Rebeca González e Adriana Gutiérrez marcaram para o Fraga e Gimena Gomez e Flor Felamini para o Vila-Sana. De defesa em defesa, o desempate chegava à 10ª grande penalidade para cada lado. Em casa, a galega Maria Sanjurjo desfeiteava Anna Salvat, chamada a alguns dos castigos máximos. Flor Felamini atirou ao poste e a festa era da equipa de Jordi Capdevilla.
O Fraga entra no Palácio dos Desportos do Riazor na galeria de vencedores onde já estavam Benfica e Alcorcón, também com uma conquista, Palau, com duas, e os dominadores Voltregà e Gijón, com seis títulos cada. As aragonesas sucedem às asturianas do Gijón.
O Vila-Sana, vice-campeão pela segunda temporada consecutiva, continua em busca de um troféu.
Meias-finais
• Vila-Sana 3-0 Palau • 27.Abr
• Fraga 2-0 Coruña • 27.Abr
Final
• Fraga 4-3 Vila-Sana (1-1, 3-2 pen.) • 28.Abr
Domingo, 28 de Abril de 2024, 13h09