Giovinazzo garante manutenção e... Francisco Veludo
Com uma vitória por 5-3 sobre o Monza, o Giovinazzo garantiu a continuidade na Serie A1, categoria máxima do Hóquei em Patins italiano. E, para a próxima época, a equipa 'pugliese' já assegurou o guarda-redes Francisco Veludo.
O Giovinazzo garantiu a continuidade na Serie A1.
No mini-campeonato que define quem desce, e já com o Vercelli despromovido (depois de ter abandonado em Janeiro), o Monza já estava a salvo. Este sábado, o Giovinazzo venceu por 5-3 o Monza e condenou o Breganze à outra "vaga" de descida.
O argentino Federico Correa voltou a ser preponderante, ao assinar um hat-trick que confirma os seus créditos de goleador-mor da equipa de Michele D'Agostino na temporada.
Ficando a faltar encontrar o campeão - entre Forte e Trissino -, tudo o resto já está definido na Serie A1. E para a próxima época, com Azzurra Novara, vencedor do Grupo A da Serie A2, e Viareggio, vencedor do Grupo B, a terem a subida garantida.
A não ser que alguém abdique, a próxima edição da Serie A1 contará com Azzurra Novara, Bassano, Follonica, Forte, Giovinazzo, Grosseto, Lodi, Montebello, Monza, Sandrigo, Sarzana, Trissino, Valdagno, Viareggio.
Veludo no Giovinazzo
Com a definição da permanência, o Giovinazzo - equipa do sudeste de Itália, da região de Puglia, longe dos principais centros hoquísticos transalpinos, e campeão em 1980 - planeia a próxima época, que deseja com mais tranquilidade. E, para tal, já garantiu Francisco Veludo.
Apontado como um dos melhores guarda-redes do campeonato italiano, o internacional angolano é "prejudicado" pelo estatuto de estrangeiro. Quer em Itália, quer em Portugal, apesar de ser português.
Aos 34 anos, Veludo vai para a sua quinta época na Serie A1. Chegou em 2018, para um Amatori Vercelli que garantiu a manutenção contra todas as expectativas, representando na época seguinte o mais cotado Breganze.
Com a pandemia, que afectou de sobremaneira a vida italiana, regressou a Portugal e foi um dos pilares da afirmação do Tomar na I Divisão. Em 2022, regressou à Serie A1, para um Bassano com intenções de investimento, mas que acabou por ser pouco consequente no ataque ao mercado.
Agora, duas temporadas volvidas, Veludo é aposta do Giovinazzo para uma temporada mais tranquila e com ambições para além da "luta de aflitos" pela manutenção. Antes, há o Campeonato do Mundo em Novara, em que Veludo será certamente um dos escolhidos da selecção angolana.
Sábado, 18 de Maio de 2024, 21h36