Cláudia Vicente na OK Liga

Cláudia Vicente, guarda-redes do Turquel e internacional portuguesa, vai 'embarcar' no final da temporada para o mais competitivo campeonato feminino do Mundo, a OK Liga. A baliza do Manlleu aguarda a turquelense.

Cláudia Vicente na OK Liga

Cláudia Vicente está a caminho da OK Liga e do competitivo Hóquei em Patins espanhol. A internacional portuguesa de 24 anos (completa 25 em Julho) vai representar as catalãs do Manlleu.

Natural de Turquel, Cláudia representou a Stuart e o Sporting antes de, em 2022, regressar à Aldeia do Hóquei, no renascimento da equipa feminina. Ombreando com Maria Celeste Vieira no Mundial de 2022 e no Europeu de 2023, a turquelense tem ganho primazia nas escolhas do seleccionador Hélder Antunes.

Ainda na disputa do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal, a guarda-redes é um dos reforços anunciados pelo El 9 Nou para o Manlleu, juntamente com Ariadna Avilés, jogadora de 18 anos do Sant Cugat, e a experiente Valentina Fernandez, argentina campeã do Mundo de 28 anos que, nas meias-finais do Mundial 2022, marcou um golo a Cláudia. O Manlleu será orientado por Climent Muñoz, que substitui Jordi Boada, que, por sua vez, assumirá a condução da equipa masculina na OK Liga Plata.

O Manlleu, depois de perder a histórica Anna Casarramona para o Palau no último defeso, terminou a OK Liga num honroso 5º lugar. Aquém de uma vaga no play-off que, em Espanha, é disputado apenas pelos quatro mais bem classificados.

Cláudia Vicente ficará com o lugar de Abril Alonso, de saída, e concorrerá com Alicia Fontán pelo lugar entre os postes.

"Porteras" portuguesas

Apesar de uma formação no feminino infinitamente mais rica que em Portugal, a aposta numa guarda-redes portuguesa não será novidade. Actualmente, há uma guardiã lusa na OK Liga e outra na secundária OK Liga Plata.

Sandra Bento Coelho foi campeã em Portugal pelo Benfica e, depois de representar CACO e Vilafranquense, partiu em 2021 para o Vila-Sana. Esta época, foi finalista da Champions League pelo segundo ano consecutivo e recebe este sábado o Palau no primeiro jogo das meias-finais do play-off. Investidor, os títulos têm escapado ao Vila-Sana e a próxima época poderá ser de mudança de paradigma. Desde logo, Ivan Sanz deixará o comando técnico, podendo sair algumas das figuras do plantel - entre elas, Sandra Coelho - para chegarem jovens valores do Hóquei em Patins catalão.

Na OK Liga Plata, Luana Higino defende as redes das galegas do Cambre. Com formação no Portimão, Luana rumou à Galiza em 2022, com apenas 17 anos, para representar o Berenguela, de Santiago de Compostela, sagrando-se vice-campeã galega. Esta época, teve o convite para disputar a competição nacional e não enjeitou a oportunidade.

Na segunda divisão do Hóquei em Patins feminino espanhol, o Cambre está em 9º entre 12 equipas a duas jornadas do fim.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny