Mudanças no Campeonato de Seniores Femininos

Foram aprovadas alterações ao modelo do Nacional de Seniores Femininos para a nova época. Haverá apenas duas zonas na primeira fase e o play-off começa nas 'meias'. Deixam de poder participar Sub-15, mas há hipótese de reforço noutros clubes.

Mudanças no Campeonato de Seniores Femininos

O vigente modelo do Campeonato Nacional de Seniores Femininos dificilmente poderia ser mais complicado, com fases de apuramento intermédias, play-offs de apuramento, repescagens e afins. Para 2024/25, a federação portuguesa ligou o "descomplicómetro".

A actual edição vai agora entrar nos quartos-de-final, depois de uma fase de "play-in", mas já há novidades para a próxima.

Em comunicado, foi anunciada a aprovação de um novo modelo, merecendo desde já ressalva que a aprovação, anúncio e até publicação no Regulamento Geral não foi impeditivo de utilização de outro modelo.

No paradigma anunciado, as equipas inscritas serão divididas em duas zonas (Norte e Sul) numa primeira fase, apurando-se para a Fase Nacional - depois de um campeonato de "todos-contra-todos" a duas voltas - as quatro mais bem classificadas de cada zona.

A Fase Nacional, também disputada em campeonato a duas voltas, apurará as quatro mais bem classificadas para o play-off de decisão do título, com meias-finais e final jogadas à melhor de três.

Entretanto, as equipas que não se apurem para a Fase Nacional irão disputar a Taça Nacional. Uma prova a ser jogada em campeonato puro, a duas voltas, sem mais.

Utilização de atletas

Aprovadas e anunciadas foram também alterações relativamente à utilização de atletas.

Deixa de ser possível utilizar atletas Sub-15, limitando-se o recurso aos escalões de formação a atletas Sub-17 (que completem 15 ou 16 anos até ao final do ano de inscrição) e Sub-19.

Por outro lado, passa a ser possível utilizar atletas de outros clubes, cumpridos os requisitos etários, desde que esse clube não tenha equipa de seniores femininos e autorize a utilização. Mas cada atleta só poderá representar uma equipa no escalão seniores.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
RHC Diessbach
Diessbach tricampeão helvético

Diessbach tricampeão helvético

O Diessbach é campeão da Suíça, depois de vencer, em três jogos, o Dornbirn na final do play-off. A equipa do guarda-redes português Manuel Silva, reforço para esta época, faz a dobradinha e vence o campeonato pela terceira vez consecutiva.