Mudanças no Campeonato de Seniores Femininos

Foram aprovadas alterações ao modelo do Nacional de Seniores Femininos para a nova época. Haverá apenas duas zonas na primeira fase e o play-off começa nas 'meias'. Deixam de poder participar Sub-15, mas há hipótese de reforço noutros clubes.

Mudanças no Campeonato de Seniores Femininos

O vigente modelo do Campeonato Nacional de Seniores Femininos dificilmente poderia ser mais complicado, com fases de apuramento intermédias, play-offs de apuramento, repescagens e afins. Para 2024/25, a federação portuguesa ligou o "descomplicómetro".

A actual edição vai agora entrar nos quartos-de-final, depois de uma fase de "play-in", mas já há novidades para a próxima.

Em comunicado, foi anunciada a aprovação de um novo modelo, merecendo desde já ressalva que a aprovação, anúncio e até publicação no Regulamento Geral não foi impeditivo de utilização de outro modelo.

No paradigma anunciado, as equipas inscritas serão divididas em duas zonas (Norte e Sul) numa primeira fase, apurando-se para a Fase Nacional - depois de um campeonato de "todos-contra-todos" a duas voltas - as quatro mais bem classificadas de cada zona.

A Fase Nacional, também disputada em campeonato a duas voltas, apurará as quatro mais bem classificadas para o play-off de decisão do título, com meias-finais e final jogadas à melhor de três.

Entretanto, as equipas que não se apurem para a Fase Nacional irão disputar a Taça Nacional. Uma prova a ser jogada em campeonato puro, a duas voltas, sem mais.

Utilização de atletas

Aprovadas e anunciadas foram também alterações relativamente à utilização de atletas.

Deixa de ser possível utilizar atletas Sub-15, limitando-se o recurso aos escalões de formação a atletas Sub-17 (que completem 15 ou 16 anos até ao final do ano de inscrição) e Sub-19.

Por outro lado, passa a ser possível utilizar atletas de outros clubes, cumpridos os requisitos etários, desde que esse clube não tenha equipa de seniores femininos e autorize a utilização. Mas cada atleta só poderá representar uma equipa no escalão seniores.

Gostou deste artigo?

Apoie outras causas

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
RHC Diessbach
Diessbach tricampeão helvético

Diessbach tricampeão helvético

O Diessbach é campeão da Suíça, depois de vencer, em três jogos, o Dornbirn na final do play-off. A equipa do guarda-redes português Manuel Silva, reforço para esta época, faz a dobradinha e vence o campeonato pela terceira vez consecutiva.