Diessbach tricampeão helvético
O Diessbach é campeão da Suíça, depois de vencer, em três jogos, o Dornbirn na final do play-off. A equipa do guarda-redes português Manuel Silva, reforço para esta época, faz a dobradinha e vence o campeonato pela terceira vez consecutiva.
Foto de capa: RHC DiessbachO Diessbach é tricampeão na Suíça, tendo selado este sábado a conquista da terceira edição após não ter havido entrega de troféu em 2020 e 2021 em virtude da pandemia da CoViD-19. A formação do cantão germânico soma o seu quinto título, depois de também ter vencido em 2013 e 2016, igualando o Uttigen. Continua aquém de Thunerstern, com oito conquistas, Zürich, com nove, Genève, que soma 12, e Montreux, campeão umas inalcançáveis 50 vezes.
Esta época, o Uttigen de Tiago Sousa protagonizara uma excelente fase regular da NLA, terminando em 1º. Mas cairia nas meias-finais frente ao Dornbirn. O Uttigen ganhou o primeiro jogo, no prolongamento, mas depois a equipa dos experientes Francesco Dolce (vai fazer 51 anos em Agosto) e Martin Maturano (vai fazer 38) venceu por 4-2, virou o "factor casa" com um triunfo por 2-3 nas grandes penalidades, e fechou a eliminatória com um 4-3 no prolongamento.
O Diessbach também carimbaria a passagem à final em quatro partidas. Em casa, venceu por 5-4 nas grandes penalidades, perdendo em Thunerstern, orientado por André Pereira, por 4-3. Novamente perante o seu público, venceu no prolongamento por tangencial 4-3, e foi garantir o apuramento à pista do rival, novamente no tempo extra, mas com um inusitado 7-11 após um 6-6 no final do tempo regulamentar.
Na final, o Diessbach bateu o Dornbirn em apenas três jogos. Houve uma decisão em grandes penalidades no segundo jogo, na Áustria, mas na sua pista, a equipa de Pascal Kissling foi taxativa vencendo os primeiro e terceiro jogos por igual 8-4.
Este sábado, no jogo que decidiu o título, a vantagem era tangencial ao intervalo (3-2) e o Dornbirn acalentou esperanças de adiar a entrega do troféu quando reduziu para 6-4 a 10 minutos do fim, mas o Diessbach "matou" a discussão num play-off em que os três melhores marcadores foram seus: Yanic Dysli e Xavier Solera, com 11 golos cada, foram os mais concretizadores, seguidos do já histórico Pascal Kissling, com 10.
O título do Diessbach tem também o cunho do guarda-redes português Manuel Silva, jovem de 21 anos (22 em Agosto), reforço no último defeso. Manuel representara o Famalicense desde 2019, depois de ter vestido a camisola do Óquei de Barcelos.
Sem relações familiares apesar do apelido, Manuel Silva é um digno sucessor de Carlos Silva, guarda-redes campeão em 2016, 2022 e 2023 pelo clube. Para já, Manuel junta a conquista do título à conquista da Taça em Março, em época de dobradinha do Diessbach.
Sábado, 1 de Junho de 2024, 22h41