A corrida às vagas na Champions League
Em busca do troféu europeu mais desejado, o da Champions League, nas mãos do Sporting, estão definidas cinco de oito equipas apuradas directamente para a Fase de Grupos e 13 das 16 que jogarão uma Qualificação para acesso ao 'palco principal'.
Definidas as quotas (vagas) para a próxima época europeia, que contemplará agora seis competições (Taça Continental, Champions League, WSE Cup e WSE Trophy no masculino e Champions League e WSE Cup no feminino), as equipas começam a fazer contas à vida. Aos possíveis adversários, às possibilidades de vitória, mas também às deslocações ou estadias. À margem da "crueldade" das despesas, o foco está no prémio mais desejado, a Champions League.
Aquela que continua a ser a mais importante prova europeia - apesar da decisão da Final Four ter sido estranhamente ignorada nas notícias no site institucional da World Skate Europe - conta este ano com uma Ronda de Qualificação com quatro grupos de quatro equipas que visa apurar quatro equipas (os vencedores de cada grupo) para a Fase de Grupos, onde já estarão oito equipas apuradas directamente.
Salvo surpresas regulamentares e tendo em conta as quotas e os regulamentos de cada federação nacional, Porto, Barcelona, Forte, Trissino e Saint-Omer estão apurados directamente para a Fase de Grupos da próxima edição da Champions League. Sobram três vagas, duas de Portugal e uma de Espanha.
Em França, apura-se o campeão, o já coroado Saint-Omer.
Em Itália, as duas vagas serão para o campeão e o vencedor da Taça de Itália. O Forte venceu a Coppa e está na final. Se se sagrar campeão, a vaga é para o 2º classificado da fase regular. Mas o Trissino, que ficou no 2º lugar, é também o outro finalista da Serie A1, garantindo assim, de uma forma ou outra, a outra vaga.
Benfica, Oliveirense e Sporting em Portugal e Noia, Liceo e Reus em Espanha estão no "limbo": podem conseguir a entrada directa na fase de grupos ou ter de disputar uma ronda de qualificação para aceder a essa fase.
Em Espanha, as duas vagas serão para o campeão e para o mais bem classificado da fase regular que não seja campeão. O Barcelona, independentemente de ser campeão, já sabe que - por ter vencido a fase regular - será o mais bem classificado, e garante uma uma das vagas. A outra pode ser para Noia, Liceo ou Reus, que ainda têm hipóteses de conquistar o título e a vaga na Champions League. Se o Barcelona for campeão, a vaga será para o Noia, 2º classificado na fase regular.
Em Portugal, a representação nas competições europeias de clubes, abordada no Artigo 8º do Regulamento Geral, não está taxativamente definida. No ponto 3 do artigo, lê-se que "os critérios de escolha/indicação dos Clubes participantes são da inteira responsabilidade da Federação de Patinagem de Portugal".
Até agora, a indicação tem sido pela classificação final, que em Portugal é uma conjugação do play-off com a classificação na fase regular. Assumindo que o critério se mantém, será desde já certo que o Porto ficará nos três mais bem classificados. De resto, Benfica, Oliveirense ou Sporting podem ficar fora dos três primeiros e, logo, obrigados a jogar a Ronda de Qualificação.
Apurados directamente para a Fase de Grupos
Portugal (3 equipas): Porto + 2 vagas (Benfica, Oliveirense ou Sporting)
Espanha (2): Barcelona + 1 vaga (Noia, Liceo ou Reus)
Itália (2): Forte, Trissino
França (1): Saint-Omer
Apurados para a Ronda de Qualificação
Portugal (4 equipas): Tomar, Óquei de Barcelos, Valongo + 1 vaga (Benfica, Oliveirense ou Sporting)
Espanha (4): Calafell, Voltregà + 2 vagas (Noia, Liceo ou Reus)
Itália (3): Follonica, Sarzana, Lodi
França (2): La Vendéenne, Quévert
Suíça/Áustria (1): Diessbach
Alemanha (1): Germania-Herringen
Inglaterra (1): King's Lynn
Sexta-feira, 7 de Junho de 2024, 22h41