A corrida às vagas na Champions League

Em busca do troféu europeu mais desejado, o da Champions League, nas mãos do Sporting, estão definidas cinco de oito equipas apuradas directamente para a Fase de Grupos e 13 das 16 que jogarão uma Qualificação para acesso ao 'palco principal'.

A corrida às vagas na Champions League

Definidas as quotas (vagas) para a próxima época europeia, que contemplará agora seis competições (Taça Continental, Champions League, WSE Cup e WSE Trophy no masculino e Champions League e WSE Cup no feminino), as equipas começam a fazer contas à vida. Aos possíveis adversários, às possibilidades de vitória, mas também às deslocações ou estadias. À margem da "crueldade" das despesas, o foco está no prémio mais desejado, a Champions League.

Aquela que continua a ser a mais importante prova europeia - apesar da decisão da Final Four ter sido estranhamente ignorada nas notícias no site institucional da World Skate Europe - conta este ano com uma Ronda de Qualificação com quatro grupos de quatro equipas que visa apurar quatro equipas (os vencedores de cada grupo) para a Fase de Grupos, onde já estarão oito equipas apuradas directamente.

Salvo surpresas regulamentares e tendo em conta as quotas e os regulamentos de cada federação nacional, Porto, Barcelona, Forte, Trissino e Saint-Omer estão apurados directamente para a Fase de Grupos da próxima edição da Champions League. Sobram três vagas, duas de Portugal e uma de Espanha.

Em França, apura-se o campeão, o já coroado Saint-Omer.

Em Itália, as duas vagas serão para o campeão e o vencedor da Taça de Itália. O Forte venceu a Coppa e está na final. Se se sagrar campeão, a vaga é para o 2º classificado da fase regular. Mas o Trissino, que ficou no 2º lugar, é também o outro finalista da Serie A1, garantindo assim, de uma forma ou outra, a outra vaga.

Benfica, Oliveirense e Sporting em Portugal e Noia, Liceo e Reus em Espanha estão no "limbo": podem conseguir a entrada directa na fase de grupos ou ter de disputar uma ronda de qualificação para aceder a essa fase.

Em Espanha, as duas vagas serão para o campeão e para o mais bem classificado da fase regular que não seja campeão. O Barcelona, independentemente de ser campeão, já sabe que - por ter vencido a fase regular - será o mais bem classificado, e garante uma uma das vagas. A outra pode ser para Noia, Liceo ou Reus, que ainda têm hipóteses de conquistar o título e a vaga na Champions League. Se o Barcelona for campeão, a vaga será para o Noia, 2º classificado na fase regular.

Em Portugal, a representação nas competições europeias de clubes, abordada no Artigo 8º do Regulamento Geral, não está taxativamente definida. No ponto 3 do artigo, lê-se que "os critérios de escolha/indicação dos Clubes participantes são da inteira responsabilidade da Federação de Patinagem de Portugal".

Até agora, a indicação tem sido pela classificação final, que em Portugal é uma conjugação do play-off com a classificação na fase regular. Assumindo que o critério se mantém, será desde já certo que o Porto ficará nos três mais bem classificados. De resto, Benfica, Oliveirense ou Sporting podem ficar fora dos três primeiros e, logo, obrigados a jogar a Ronda de Qualificação.

Apurados directamente para a Fase de Grupos

Portugal (3 equipas): Porto + 2 vagas (Benfica, Oliveirense ou Sporting)

Espanha (2): Barcelona + 1 vaga (Noia, Liceo ou Reus)

Itália (2): Forte, Trissino

França (1): Saint-Omer

Apurados para a Ronda de Qualificação

Portugal (4 equipas): Tomar, Óquei de Barcelos, Valongo + 1 vaga (Benfica, Oliveirense ou Sporting)

Espanha (4): Calafell, Voltregà + 2 vagas (Noia, Liceo ou Reus)

Itália (3): Follonica, Sarzana, Lodi

França (2): La Vendéenne, Quévert

Suíça/Áustria (1): Diessbach

Alemanha (1): Germania-Herringen

Inglaterra (1): King's Lynn

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Temporada de Ordoñez acabou

Temporada de Ordoñez acabou

Lucas Ordoñez está afastado do que resta jogar na temporada, depois de uma lesão sofrida no ombro direito no segundo jogo das meias-finais do play-off. O atacante do Benfica, capitão da selecção argentina, regressará a tempo do Mundial.

Sénica, parte 3

Sénica, parte 3

A federação portuguesa vai a eleições a 6 de Julho e Luís Sénica encabeça aquela que deverá ser a única lista candidata à Direcção. O ex-seleccionador nacional prepara-se para iniciar o seu terceiro e último mandato como presidente.

Competições europeias tomam forma

Competições europeias tomam forma

Depois da ideia, a concretização. A World Skate Europe já definiu as vagas e datas para as provas europeias 2024/25, com as estreantes WSE Trophy e WSE Cup Women e novos modelos competitivos.