O Candelária para o desafio maior

Sete anos depois, o Candelária está de regresso à I Divisão. E ao treinador Pedro Afonso faltará apenas mais um guarda-redes para fechar o plantel no ataque ao objectivo da manutenção entre os maiores do Hóquei em Patins nacional.

O Candelária para o desafio maior

Sete anos depois de ter deixado a I Divisão, o Candelária - e também os Açores e as Regiões Autónomas - está de regresso à categoria máxima do Hóquei em Patins português.

A equipa do Pico esteve entre os grandes da modalidade entre 2005 e 2017. E, em vários anos, foi ela própria um dos grandes. No entanto, a crise bateu à porta, e o Candelária teve de se reagrupar e lutar pelo regresso. Esteve várias vezes à beira da promoção, e a História já lhe devia o regresso.

Agora, com um bloco coeso, garantiu a vitória na Zona Sul e, desde logo, a promoção. A aposta, como o treinador Pedro Afonso, que se mantém no comando técnico, já teve oportunidade de referir, é de continuidade, apesar de pouca ou nenhuma experiência na I Divisão. Simplesmente, porque os jogadores não tiveram essa oportunidade. Mas Pedro Afonso confia nas capacidades dos atletas que tão bem conhece.

Da escolhas habituais da equipa que sofreu apenas 40 golos em 26 jogos, saem apenas Manuel Correia e Lucas Vicente, indo ambos tentar repetir a subida, mas agora ao serviço de, respectivamente, Parede e Turquel. Sai também o "terceiro" guarda-redes André Serpa, "levado" para longe por motivos académicos.

Pedro Afonso continua no comando técnico do Candelária.
Pedro Afonso continua no comando técnico do Candelária.

As novidades são Paolo Dias (Murches), Guilherme Frias (Famalicense) e Martim Leite (Valongo). E Bernardo Afonso, da formação dos picarotos, que sobe a Sub-17, completando 15 anos a 24 de Junho. Presentes no Campeonato Placard esta temporada, Paulinho tem 23 anos, Martim e Frias - que, ironicamente, marcou um dos golos que ditou a subida do Carvalhos ao invés do Candelária em 2023 - somente 21, numa reiterada aposta em jovens talentos.

De resto, tirando os picarotos Milton Jorge (42 anos) e Diogo Rosa (28), apenas os argentinos Damian Paez e Joel Martin, que completam 24 anos este ano, são mais velhos que o italo-português.

Salvo outros imprevistos, o plantel ficará fechado com mais um guarda-redes. Depois de um regresso que tantas vezes foi adiado, o objectivo primordial é a manutenção.

Candelária 2024/25

Guarda-redes: Miguel Rocha, Milton Jorge, ?

Jogadores de pista: Bernardo Afonso (ex-Sub-15), Damian Paez, Diogo Rosa, Guilherme Frias (ex-Famalicense), Joel Martin, Martim Leite (ex-Valongo), Paolo Dias (ex-Murches), Pedro Rocha, Rui Ramos, Vasco Soares

Treinador: Pedro Afonso

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Selecções definidas para os Mundiais

Selecções definidas para os Mundiais

Estão definidas - e inscritas - as selecções que vão disputar as competições nos Campeonatos do Mundo que integram os World Skate Games. Um sorteio definirá os grupos para os Mundiais que se realizam em Setembro, em Novara.