25º título: Porto na frente

O Porto somou esta quarta-feira o seu 25º título de campeão nacional, todos conseguidos nas últimas 41 edições concluídas da mais importante prova do Hóquei em Patins português. Pela segunda vez na História, os dragões são os mais titulados.

25º título: Porto na frente

O Porto conquistou esta quarta-feira o seu 25º título de campeão nacional, destacando-se do Benfica, rival maior na modalidade. Considerando as outras competições nacionais, Ricardo Ares e Nuno Resende conduziram as suas equipas à conquista de nove - cinco para os dragões, quatro para as águias - dos 11 troféus em disputa nas últimas três temporadas.

No que ao Campeonato Nacional diz respeito, o Porto está pela segunda vez na História à frente em número de títulos.

Na temporada de 1938/39, o Sporting conquistou o primeiro campeonato disputado. O Futebol Benfica conquistou as duas edições seguintes, passando a ser o mais titulado em 1941, sendo ultrapassado cinco anos depois, quando o Paço de Arcos somou o seu quarto título nacional.

A equipa da Linha somava seis títulos quando, em 1951, o Benfica ganhou o campeonato pela primeira vez. Tendo o Paço de Arcos chegado às oito conquistas, o Benfica só assumiu a liderança em número de troféus em 1968, com a conquista do nono. E já tinha 15 quando o Porto se sagrou campeão pela primeira vez.

Foi em 1983 que os dragões, um ano depois de Pinto da Costa ter assumido a presidência, iniciaram um percurso extraordinário, conquistando 25 títulos em 41 temporadas concluídas.

No "despique" com o Benfica, o Porto lograva empatar a contenda em 2011, no culminar do histórico deca, com 20 títulos para cada um. Em 2012, o Benfica venceu o seu 21º, igualando o Porto em 2013.

Depois, as águias venceram em 2015 e 2016, chegando os dragões aos mesmos 23 com os títulos de 2017 e 2019. Com o "ano pandémico" e um título do Sporting, o nono, em 2021, pelo meio, o Porto chegaria ao topo da lista de vencedores em 2022, na primeira época de Ricardo Ares. O Benfica igualava em 2023, às ordens de Nuno Resende.

Mês e meio depois de André Villas-Boas tomar posse como presidente, o Porto conquista o seu 25º título e volta a estar isolado, numa lista que conta com 24 títulos do Benfica, oito do Paço de Arcos, quatro do Sintra, três de Futebol Benfica, GD Lourenço Marques e Óquei de Barcelos e um de CACO, Ferroviário de Lourenço Marques, CUF e Valongo em 83 edições concluídas da prova.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Campeões da Europa para tentar recuperar o ceptro Mundial

Campeões da Europa para tentar recuperar o ceptro Mundial

Em busca de um título mundial que escapa desde 2017, não marcando presença na final nas duas últimas edições, a Espanha de Guillem Cabestany aposta no grupo que se sagrou campeã da Europa, sendo Alabart a única 'novidade'.

Grupos definidos para os Campeonatos do Mundo

Grupos definidos para os Campeonatos do Mundo

Estão definidos os grupos para os Mundiais que integram os World Skate Games, com um recorde de 66 selecções. A Argentina defende os títulos nos três Campeonatos do Mundo, de Seniores Masculinos, Seniores Femininos e Sub-19.