Campeões da Europa para tentar recuperar o ceptro Mundial
Em busca de um título mundial que escapa desde 2017, não marcando presença na final nas duas últimas edições, a Espanha de Guillem Cabestany aposta no grupo que se sagrou campeã da Europa, sendo Alabart a única 'novidade'.
Depois dos campeões do Mundo, é a vez dos (tri)campeões da Europa anunciarem as suas escolhas para o Mundial. A Espanha anunciou esta sexta-feira os eleitos de Guillem Cabestany para o Mundial, que decorre de 16 a 22 de Setembro em Novara, em busca de um troféu que lhe escapa desde 2017.
"La Roja" foi este século campeã em 2001, consecutivamente em 2005, 2007, 2009, 2011 e 2013 para um penta inédito, e em 2017. Mas nas últimas duas edições não foi além de um 3º lugar em 2019, depois de afastada por Portugal no prolongamento das meias-finais, e de um 5º lugar em 2022, depois de afastada pela França nos quartos-de-final, nas grandes penalidades.
Para a despedida, Guillem Cabestany, que após o Mundial assumirá o comando técnico do Calafell ("La Roja" ficará depois a cargo de Pere Varias), elegeu nove dos jogadores que se sagraram campeões da Europa em Sant Sadurní em Julho último.
De uma lista que era alargada, fica agora fora o guarda-redes Blai Roca, Marc Julià e Roc Pujadas, sendo que Ignacio Alabart é a única novidade, num regresso aos eleitos da selecção.
Pendente da oficialização de Pau Bargalló pelo Benfica, Nil Roca é o único jogador ligado a um emblema português que merece chamada.
Em Itália, a Espanha só venceu o Mundial em Itália - agora sede pela quinta vez - no distante ano de 1955, naquele que foi a terceira conquista espanhola de um recorde de 17.
Por ser campeã europeia, a Espanha era cabeça-de-série no Grupo B, e o sorteio ditou embates na primeira fase com a anfitriã Itália, França e Chile.
Espanha - Campeonato do Mundo 2024
Guarda-redes: Candid Ballart (Reus) e Carles Grau (Barcelona)
Jogadores de pista: César Carballeira (Liceo), Ignacio Alabart, Marc Grau, Pau Bargalló e Xavi Barroso (Barcelona), Martí Casas e Sergi Aragonès (Reus), Nil Roca (Benfica)
Treinador: Guillem Cabestany
Sexta-feira, 28 de Junho de 2024, 15h48