Campeões da Europa para tentar recuperar o ceptro Mundial

Em busca de um título mundial que escapa desde 2017, não marcando presença na final nas duas últimas edições, a Espanha de Guillem Cabestany aposta no grupo que se sagrou campeã da Europa, sendo Alabart a única 'novidade'.

Campeões da Europa para tentar recuperar o ceptro Mundial

Depois dos campeões do Mundo, é a vez dos (tri)campeões da Europa anunciarem as suas escolhas para o Mundial. A Espanha anunciou esta sexta-feira os eleitos de Guillem Cabestany para o Mundial, que decorre de 16 a 22 de Setembro em Novara, em busca de um troféu que lhe escapa desde 2017.

"La Roja" foi este século campeã em 2001, consecutivamente em 2005, 2007, 2009, 2011 e 2013 para um penta inédito, e em 2017. Mas nas últimas duas edições não foi além de um 3º lugar em 2019, depois de afastada por Portugal no prolongamento das meias-finais, e de um 5º lugar em 2022, depois de afastada pela França nos quartos-de-final, nas grandes penalidades.

Para a despedida, Guillem Cabestany, que após o Mundial assumirá o comando técnico do Calafell ("La Roja" ficará depois a cargo de Pere Varias), elegeu nove dos jogadores que se sagraram campeões da Europa em Sant Sadurní em Julho último.

De uma lista que era alargada, fica agora fora o guarda-redes Blai Roca, Marc Julià e Roc Pujadas, sendo que Ignacio Alabart é a única novidade, num regresso aos eleitos da selecção.

Pendente da oficialização de Pau Bargalló pelo Benfica, Nil Roca é o único jogador ligado a um emblema português que merece chamada.

Em Itália, a Espanha só venceu o Mundial em Itália - agora sede pela quinta vez - no distante ano de 1955, naquele que foi a terceira conquista espanhola de um recorde de 17.

Por ser campeã europeia, a Espanha era cabeça-de-série no Grupo B, e o sorteio ditou embates na primeira fase com a anfitriã Itália, França e Chile.

Espanha - Campeonato do Mundo 2024

Guarda-redes: Candid Ballart (Reus) e Carles Grau (Barcelona)

Jogadores de pista: César Carballeira (Liceo), Ignacio Alabart, Marc Grau, Pau Bargalló e Xavi Barroso (Barcelona), Martí Casas e Sergi Aragonès (Reus), Nil Roca (Benfica)

Treinador: Guillem Cabestany

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Grupos definidos para os Campeonatos do Mundo

Grupos definidos para os Campeonatos do Mundo

Estão definidos os grupos para os Mundiais que integram os World Skate Games, com um recorde de 66 selecções. A Argentina defende os títulos nos três Campeonatos do Mundo, de Seniores Masculinos, Seniores Femininos e Sub-19.

25º título: Porto na frente

25º título: Porto na frente

O Porto somou esta quarta-feira o seu 25º título de campeão nacional, todos conseguidos nas últimas 41 edições concluídas da mais importante prova do Hóquei em Patins português. Pela segunda vez na História, os dragões são os mais titulados.