Bernardo, Lucas e Filipe de prevenção, para ajudar e para o futuro

Na preparação para o Campeonato do Mundo, Paulo Freitas terá Bernardo Mendes, Lucas Honório e Filipe Martins de prevenção e pelo menos os dois jogadores de pista estão convocados para os treinos. Para o que der e vier, e a pensar no futuro.

Bernardo, Lucas e Filipe de prevenção, para ajudar e para o futuro

Paulo Freitas chamou para o Campeonato do Mundo, na tentativa de um terceiro título da selecção das quinas neste século, Gonçalo Alves, Hélder Nunes e Rafa (Porto), Gonçalo Pinto e Zé Miranda (Benfica), João Rodrigues (Barcelona), Miguel Vieira (Óquei de Barcelos), Xavi Cardoso (Oliveirense) e os guarda-redes Ângelo Girão (Sporting) e Xano Edo (Oliveirense).

No entanto, não vá o diabo tecê-las, Freitas tem mais três atletas de prevenção e, talvez no hábito que ganhou à frente do Sporting, para a preparação que decorrerá no Luso de 19 de Agosto a 6 de Setembro contará com um grupo alargado, com pelo menos mais dois jogadores. Além dos 10, Lucas Honório e Filipe Martins também estarão convocados e Bernardo Mendes é o guarda-redes de prevenção.

Bernardo Mendes "apareceu" no play-off na "negra" das meias-finais frente à Oliveirense, dado o castigo de Pedro Henriques. Já com Pedro disponível, jogaria também o primeiro jogo da final, no Dragão Arena, mas voltou à "sombra" do internacional absoluto português que esteve no Campeonato da Europa de 2023 e é um dos capitães do Benfica.

Natural da Sobreira e com formação no Valongo, Bernardo foi Campeão da Europa de Sub-17 em 2015, como "segundo" de Xano Edo (agora, um dos convocados para os seniores), e Campeão do Mundo de Sub-20 em 2017, como "segundo" de Tiago Rodrigues. "Explodindo" nos seniores do Valongo às ordens de Edo Bosch, foi chamado pelo Benfica em 2022. Renovou agora, aos 25 anos, até 2027.

O atacante Lucas Honório também tem ligação aos encarnados. Ou melhor, tinha, tendo ficado "livre" no final desta época. Chamado há um ano pelo Benfica do seu empréstimo ao Tomar, acabaria por não ter minutos para se mostrar na equipa principal das águias e regressou à cidade templária, onde continuará na próxima época a evoluir às ordens de Nuno Lopes.

Aos 21 anos, Lucas procura ainda a afirmação definitiva, mas o talento que levou o turquelense ao título de campeão da Europa de Sub-17 em 2017 e de Sub-19 em 2021 é inegável.

Também campeão de Sub-19 em 2021, a aposta de Paulo Freitas em Filipe Martins poderá ser uma surpresa para muitos, mas enquadrar-se-á num contexto específico e foi com o agora seleccionador nacional que Filipe se estreou na equipa principal dos leões.

Formado no Paço de Arcos, Filipe foi disputado por Paço de Arcos e Sporting no defeso de 2019 e, sem acordo entre os clubes, acabou mesmo por ter de cumprir uma suspensão de três meses até vestir definitivamente a listada verde-e-branca. Depois do título de 2021, esteve no Mundial em 2022 e, novamente com Lucas, no Campeonato da Europa de Sub-23 em 2023. Quer Filipe, quer Lucas, são ainda elegíveis para o próximo Europeu de 2023 e será também já a pensar nesse momento que são agora chamados.

Na época que agora terminou, Filipe Martins representou o Parede, na Zona Sul da II Divisão, ficando à beira da promoção. Continuará "osga" na próxima temporada, ao serviço de "Kiko" Mascarenhas, em busca da subida à categoria máxima.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
World Skate Europe
França e Itália tentaram, mas a final masculina também é ibérica

França e Itália tentaram, mas a final masculina também é ibérica

A França chegou ao intervalo do jogo com Portugal empatada a zero. A Itália esteve a vencer a Espanha por 0-2 e obrigou a prolongamento. Mas a final do Campeonato da Europa de Sub-17 Masculinos será ibérica, tal como no feminino.

World Skate Europe
Os mais fortes nas meias-finais

Os mais fortes nas meias-finais

Com maior ou menor dificuldade, as equipas mais bem classificadas do último Europeu avançaram para as meias-finais. Portugal e Espanha golearam e defrontam na antecâmara da final, respectivamente, França e Itália.