Campeão num quarto sem 'porta' para a fase de grupos
Mais uma vez, o campeão europeu, agora o Sporting, terá de jogar a qualificação para a fase de grupos da Champions. Riba d'Ave estreia-se na prova máxima, e há também 'primeira vez' na Europa para Juventude Pacense.
O Sporting anunciou esta sexta-feira Edo Bosch como treinador para a próxima época, e o catalão tem dois "presentes envenenados" de boas-vindas.
Com o título de campeão europeu, Alejandro Dominguez colocou a fasquia alta. E não facilitou a defesa do título. Como em 2021 no Benfica, o técnico argentino não conseguiu levar a sua equipa além das meias-finais no Campeonato e, em virtude da classificação na fase regular, terminou em 4º lugar.
Não estando regularmente definido o critério de apuramento para as competições europeias, a federação portuguesa - que tem total liberdade para a indicação das equipas - manteve a regra de apenas olhar à classificação final do campeonato. Assim, indicou os três mais bem classificados (Porto, Benfica e Oliveirense) como apurados directamente para a fase de grupos da Champions, obrigando o 4º e seguintes a disputarem a ronda de qualificação.
Tal como o Porto na temporada finda, e apesar de ser vigente campeão europeu, o Sporting terá de disputar uma qualificação para entrar na reformulada fase de grupos da reformulada mais importante prova europeia.
Também na ronda de qualificação estarão Sporting, Tomar, Óquei de Barcelos e Valongo. E, em virtude das desistências italianas, o Riba d'Ave. Será a estreia dos ribadavenses na mais importante competição de clubes da Europa e do Mundo, escrevendo-se direito por linhas tortas.
É que, quando o campeonato terminou, o Riba d'Ave partilhou nas suas redes sociais que estaria na Champions League, rectificando depois - indo de encontro ao histórico de indicações - para a qualificação para a WSE Cup. Afinal, não fora um erro, mas antes uma premonição.
No capítulo das estreias, há outra a registar. Como o Murches na sua primeira temporada na I Divisão, o Juventude Pacense também termina a época com um lugar nas provas europeias. A equipa de Hugo Azevedo vai disputar, tal como o Braga, a WSE Cup, sendo de notar que as equipas que falharem a qualificação para a fase de grupos da Champions poderão também cair nesta WSE Cup ou na estreante WSE Trophy.
Três equipas no feminino
No feminino, o Benfica será o único representante na Champions League, tendo sido indicadas para a estreante WSE Cup as equipas da Escola Livre e do Gulpilhares.
Eliminadas nos quartos-de-final do play-off, Escola Livre e Gulpilhares beneficiam das habituais "desistências" para se chegarem à frente e usufruírem de uma experiência diferente.
Champions League
Apurados directamente para a fase de grupos: Porto, Benfica e Oliveirense
Ronda de qualificação: Sporting, Tomar, Óquei de Barcelos, Valongo e Riba d'Ave
WSE Cup
Braga e Juventude Pacense
Champions League Women
Benfica
WSE Cup Women
Escola Livre e Gulpilhares
Sábado, 20 de Julho de 2024, 8h08