Espanha campeã nas grandes penalidades
Portugal resistiu até às grandes penalidades, defendendo como podia e com uma grande exibição da guarda-redes Daniela Araújo, a segurar o nulo. Na derradeira forma de desempate, Alba Costa assinou o golo que vale o título a quem o mais procurou.
Foto de capa: World Skate EuropeA Espanha é campeã europeia de Sub-17 Femininos, sucedendo a Portugal. Apesar de ter mais argumentos, espelhando a clara diferença entre a formação - e a realidade - no feminino entre os dois países ibéricos, "La Roja" só conseguiu garantir o troféu nas grandes penalidades.
Favorita, a Espanha dominou totalmente a primeira parte. Mas Portugal, depois da derrota na primeira fase por 4-1, organizava-se bem em pista, à frente de Daniela Araújo, vendo-se várias vezes as cinco jogadoras às ordens de Hélder Antunes fechadas na sua área defensiva.
Garantido o nulo ao intervalo, Portugal surgiu mais solto na etapa complementar, ainda que procurasse sair sempre sem risco, mantendo duas jogadoras na rectaguarda, ciente da qualidade das espanholas.
A selecção da multititulada Maria Diez ("Peke") foi sempre mais perigosa, mas não conseguiu desfeitear Daniela Araújo, cada vez mais em jogo. O prolongamento era um prémio para a boa actuação da guarda-redes lusa e para a abnegação em tarefas defensivas das suas companheiras.
"La Roja" pressionou, mas continuava sem engenho para marcar. E terminava a primeira parte do prolongamento a ver Ana João Folgado a perder oportunidade - a única portuguesa nos primeiros três minutos deste tempo extra - para marcar. A toada e o nulo mantiveram-se nos derradeiros três minutos e a decisão seguiu para grandes penalidades.
Era uma final que evocava aquela de Seniores Masculinos em Barcelona, com uma monstruosa exibição de Ângelo Girão perante a avalanche ofensiva argentina. Mas, desta feita, Portugal não sorriria no final.
Entre as portuguesas, nenhuma conseguiu bater Aine Pérez. As espanholas, Paula Roldan atirou ao ferro, Elsa Salvaña ao lado e só à terceira é que Núria Leitão, chamada às grandes penalidades, tocou na bola. Na grande penalidade seguinte, a quarta, Alba Costa marcou. E na quinta oportunidade desperdiçada pelas lusas, a Espanha celebrou.
França de bronze
No jogo pelo 3º lugar, a França venceu a Itália por 1-2, vingando a derrota por 0-3 da primeira fase.
A selecção transalpina até se adiantou, por Teresa Messora a meio da primeira parte, mas as gaulesas de Loïc Le Menn deram a volta nos derradeiros nove minutos. A capitã Solène Cayol - que termina a prova com cinco golos, apenas aquém da espanhola Elsa Salvañà - igualou e, a cerca de dois minutos e meio do final, Maïna Gelebart concretizou a reviravolta.
Campeonato da Europa de Sub-17 Femininos - Finais
• 5º e 6º • Alemanha 3-0 Inglaterra • 20.Jul
• 3º e 4º • Itália 1-2 França • 20.Jul
• Final • Espanha 1-0 Portugal (0-0, 0-0 prol., 1-0 pen.) • 20.Jul
Classificação final: 1º Espanha, 2º Portugal, 3º França, 4º Itália, 5º Alemanha, 6º Inglaterra
Sábado, 20 de Julho de 2024, 19h48