Braçadeira para 'Xenxo'
O guarda-redes Sergi Fernandez é o novo dono da braçadeira de capitão do Barcelona. 'Xenxo', que vai para a sua 15ª temporada de blaugrana, sucede a Sergi Panadero, que herdara a braçadeira de outro guardião, lendário, Aitor Egurrola.
Sergi Fernandez é o novo capitão do Barcelona.
O guarda-redes, de 39 anos, nasceu nas Ilhas Baleares, mas mudou-se ainda muito jovem para a Catalunha. Ali começou o seu trajecto no Hóquei em Patins no Caldes, integrando depois as camadas jovens do Vic até chegar à equipa principal. Em 2009 e 2010, "Xenxo" foi decisivo na conquista da Taça do Rei pelos "vigatans" e Ferran Pujalte, que trocara o Vic pelo Barcelona em 2009, chamou-o para os blaugrana.
Quatro vezes campeão do Mundo e cinco vezes campeão da Europa pela Espanha, dividiu a baliza do Barcelona com Aitor Egurrola ao longo de 12 temporadas, num ambiente de sã convivência e respeito apontado como determinante para as conquistas do emblema da cidade condal.
Egurrola herdou a braçadeira de Beto Borregán em 2012, deixando-a em 2022 para Sergi Panadero. Dois anos volvidos, a braçadeira regressa à baliza. Com contrato até 2025, Sergi é já o segundo guarda-redes com mais tempo na equipa principal do Barcelona, apenas superado pelo mentor e companheiro Egurrola.
Sergi Fernandez vai para a sua 15ª temporada ao serviço do Barcelona, tendo vencido - entre muitos outros títulos - três vezes a Liga Europeia e 11 vezes a OK Liga. No campeonato espanhol, o triunfo só lhe escapou em 2011, 2013 e 2022, e nas últimas duas temporadas, foi distinguido com o galardão "Carles Trullols", que reconhece o melhor guarda-redes da competição.
Na "linha de comando" do Barcelona, o sub-capitão será o argentino Matías Pascual e o terceiro será Ignacio Alabart.
Quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, 8h52