Campeão com mote categórico
Apesar do reconhecido valor da selecção angolana, a estreia foi aziaga. A Argentina, campeã do Mundo, aproveitou os erros de uma entrada em falso na prova de Angola e goleou por 7-1.
Há muita expectativa em torno do que Angola, com reforços importantes, pode fazer neste Campeonato do Mundo. Mas a estreia não correu da melhor maneira.
Sendo que uma equipa só joga o que a outra deixa jogar, Angola cometeria muitos erros. Mas a "outra" equipa é apenas a campeã mundial. A Argentina venceu por claros 7-1, ficando o mote dado para um inédito título consecutivo.
A vitória da albiceleste começou a ser construída logo aos quatro minutos com um golo de Facundo Bridge. Angola, com Rui Neto a estrear-se oficialmente no comando técnico, reagiu e teve oportunidade de igualar depois de azul a Lucas Martinez, mas Gonçalo Nunes desperdiçou. Desperdiçou e viu também azul, mas Gonzalo Romero não fez melhor no livre directo perante Francisco Veludo.
No passar dos minutos, os angolanos ganharam confiança e subiram linhas, pressionando logo na meia pista atacante, mas seriam surpreendidos a seis minutos e meio do intervalo num ataque rápido, brilhantemente gizado, com Rampulla a servir Lucas Ordoñez para o golo ao segundo poste.
O golo quebrou o espírito à representante africana neste mundial. Nos dois minutos antes do descanso, pela direita, Mena fez o 3-0 de picadinha e foi ganha uma grande penalidade que Ordoñez transformou no 4-0.
No regresso dos balneários, Nery e Big foram perdulários perante um seguríssimo Conti Acevedo. Na 10ª falta argentina, aos oito minutos, Gonçalo Neto reduziu para 4-1. E Angola teve oportunidades para encurtar ainda mais a distância.
No entanto, o bom momento na partida não durou. Na 10ª falta angolana, o recém pai de Beltrán não conseguiu desfeitear o recém pai de Emília, mas Lucas Martínez redimir-se-ia num remate com espaço de meia distância para bater Francisco Veludo.
Nas falhas angolanas, com lições a reter para os próximos jogos, Facundo Bridge assinou o 6-1 e Navarro encerrou em 7-1 as contas que iniciara cerca de 40 minutos antes.
Na outra partida do Grupo A, Portugal defronta ainda esta segunda-feira os Estados Unidos.
Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024, 17h13