Suíça e Andorra nos 'quartos' do Mundial
Suíça e Andorra, vencedores dos grupos do 'secundário' Campeonato Intercontinental, vão disputar os quartos-de-final do Campeonato do Mundo. Os helvéticos defrontarão Itália ou Espanha e os andorranos terão pela frente Argentina ou Portugal.
Foto de capa: World SkateSuíça e Inglaterra garantiram a "subida" ao Campeonato do Mundo, depois de vencerem os grupos do Campeonato Intercontinental, ou "Mundial B".
Nos quartos-de-final, a Suíça defrontará o vencedor do Grupo B do Campeonato do Mundo, que será definido entre Itália e Espanha ainda esta quarta-feira. Já a Andorra terá pela frente o vencedor do Grupo A, Argentina ou Portugal.
Os helvéticos garantiram o triunfo no Grupo C com um pleno de triunfos. Venceram a Colômbia por tangencial 5-4 e a Austrália por claros 0-17 antes de, na derradeira jornada, os pupilos de Xavier Bataller vencerem a Alemanha por 3-0.
No Grupo D, valeu a diferença de golos, num final emocionante.
Inglaterra, orientada por Vítor Pereira, vencera o Brasil por 7-1 e depois empatou com Andorra a dois. No fecho da fase de grupos, venceu o Egipto por 1-20, com sete golos de Alex Mount, jogador da Sanjoanense, e "obrigava" Andorra a vencer por 11 (não sofrendo mais de dois) para virar a diferença de golos global.
Andorra, depois de vencer o Egipto por 0-14 e empatar com Inglaterra, vencia o Brasil por 6-0 ao intervalo. A 18 minutos do fim, vencia por 8-0. Tardava novo golo e, a menos de oito minutos do final, era o Brasil quem chegava ao golo, pelo capitão André Raposo, complicando as contas andorrenhas.
Andorra venceu o Grupo D com um saldo geral de 26 golos, com 29 marcados e três sofridos. A Inglaterra de Vítor Pereira marcou os mesmos 29, mas sofreu quatro.
Gerard Miquel fez o seu quarto golo na partida para o 9-1 e Pau Palacin o seu terceiro para o 10-1, ainda com seis minutos para jogar. Faltavam dois golos nas contas do seleccionador Jordi Garcia. Um minuto volvido, Nil Dilmé fazia o 11-1 e Andorra estava a um golo do Campeonato do Mundo.
Oriol Antequera faria, na 10ª falta brasileira, o 12-1 que, a manter-se, valia o apuramento pelo coeficiente entre marcados e sofridos. E, quando o jogo se encaminhava para o final, já em clima de festa andorrenha, Raposo viu azul numa entrada mais dura e Antequera bisou de livre directo para o 13-1 que - por um golo! - tirava quaisquer dúvidas.
Os quartos-de-final disputam-se sexta-feira, depois de um dia de descanso.
Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024, 11h46