Mayor, do apito à presidência
Melhor árbitro da OK Liga na última época e com uma emotiva despedida no Campeonato do Mundo, Sergi Mayor abandonou a arbitragem para se candidatar à liderança da Federação Madrilena de Patinagem. É candidato único à presidência.
A Federação Madrilena de Patinagem anunciou, em acta datada de 3 de Outubro, os candidatos às eleições que terão lugar no próximo dia 15. Para Presidente, Sergi Mayor é o único candidato.
Sergi Mayor é um dos mais reconhecidos árbitros mundiais, tendo sido escolhido como o melhor árbitro da OK Liga na temporada finda. No último Campeonato do Mundo, que decorreu em Novara, despediu-se do apito com apenas 42 anos, no jogo pelo bronze que opôs Portugal a Itália e que ficou igualmente marcado pelas despedidas, das respectivas selecções, dos guarda-redes Ângelo Girão e Riccardo Gnata.
Nascido em Barcelona, ali começou a jogar Hóquei em Patins, continuando como atleta quando com apenas 10 anos se mudou para a capital espanhola. No entanto, cedo abraçou a patinagem.
Árbitro desde 2000, Mayor chegou à categoria Nacional em 2003 e Internacional em 2009. Apitou, entre outras partidas importantes e com o constrangimento da presença da selecção espanhola ou de emblemas espanhóis nas finais, a decisão da Liga Europeia em 2021, entre Sporting e Porto, e em 2022, entre Trissino e Valongo. Em 2019, na primeira final do Campeonato do Mundo sem "La Roja" depois de 2003, Sergi Mayor foi um dos árbitros da partida que ditou o único título mundial português dos últimos 20 anos.
Agora, a arbitragem fica para trás em prol de um desafio maior, na Federação Madrilena de Patinagem.
Presidente da Associação Espanhola de Árbitros de Hóquei em Patins nos últimos oito anos, a eleição para a presidência da federação madrilena será uma inevitabilidade em virtude de Sergi Mayor ser o único candidato. Sucederá a Jesús Cordero, sendo que Mayor é um dos actuais vogais da Junta Directiva.
Terça-feira, 8 de Outubro de 2024, 20h38