«Sinto que posso contar com todos»

De regresso à final da Eurockey Cup de Sub-17 cinco anos depois, o Benfica deixou escapar uma vantagem de três golos e o troféu. Mas, numa 'grande promoção ao Hóquei em Patins', para Tiago Rafael fica o crescimento da equipa.

«Sinto que posso contar com todos»

Vencedor da Eurockey Cup de Sub-17 em 2018 e 2019, o Benfica não participou em 2022 e não foi além dos quartos-de-final em 2021 e 2023.

Na presente edição, conseguiu um pleno de vitórias na fase de grupos ao vencer Viareggio (5-2), Cronenberg (0-5) e La Vendéenne (6-0). Nos quartos-de-final, ultrapassou o vice-campeão espanhol Tordera (4-0), e, nas meias-finais afastou a Oliveirense (2-4), vencedora das últimas três edições da Eurockey Cup de Sub-17.

Na final, frente ao Valongo, as águias venciam por 3-0 a três minutos do intervalo, e estiveram na frente do marcador até sete minutos e meio do fim dos regulamentares 40. Seguiu-se um prolongamento sem golos e o "fatal" desempate por livres directos.

Apesar do "amargo" da derrota, Tiago Rafael, treinador de Sub-17 e coordenador da formação do Benfica - "herdando" campeões nacionais de Sub-19, Sub-17 e Sub-13 -, não deixou de dar os parabéns à organização, numa grande promoção ao Hóquei em Patins que começou a sentir ainda antes, na vontade e excitação dos atletas em participarem.

Tiago Rafael enfrentou um início de temporada "atípico" na preparação da equipa de Sub-17 com a ausência de muitos atletas em virtude da ida de seniores e Sub-19 ao Mundial. Mas, frisa, tal não é desculpa, apenas reforça a entrega dos atletas.

Sobre a participação na Eurockey Cup de Sub-17, Tiago Rafael - por exemplo, campeão europeu pelas águias em 2016 - destacou o crescimento ao longo do torneio, culminando num "excelente jogo" frente à Oliveirense. "Estamos num processo de evolução", sublinha, revelando que transmitiu aos seus jogadores que há que "pensar mais em equipa e não individualmente".

No Benfica, vinca a importância de "formar a ganhar" advocada por quem esteve antes e pela actual Direcção. Sempre percebendo a altura da época. Com oportunidade para os vários atletas que viajaram competirem (à excepção de Ricardo Freixo, a contas com uma luxação no ombro), Tiago sente que regressa da Costa Brava catalã a poder contar com todos para os desafios que aí vêm.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Mayor, do apito à presidência

Mayor, do apito à presidência

Melhor árbitro da OK Liga na última época e com uma emotiva despedida no Campeonato do Mundo, Sergi Mayor abandonou a arbitragem para se candidatar à liderança da Federação Madrilena de Patinagem. É candidato único à presidência.