Prémios à portuguesa

Sem nacionalismos bacocos, entre os 10 integrantes dos 'cinco ideal' e os três prémios de reconhecimento, nove das 13 distinções no final da Eurockey Cup de Sub-17 foram entregues a portugueses. A 'Paixão' mora agora com o HóqueiPT.

Prémios à portuguesa

A habitual entrega de prémios colocou ponto final na edição de 2024 da Eurockey Cup de Sub-17. Antes da entrega dos troféus da 10ª edição aos inéditos campeões Palau e Valongo, o reconhecimento da organização - se alguma prova de total isenção ainda fosse necessária - sorriu a Portugal.

O Cinco Ideal da prova feminina foi a excepção ao "açambarcar" de troféus pelos portugueses. Não na baliza - para onde foi escolhida Sara Almeida, da Académica -, mas nas quatro jogadoras de pista. As catalãs Sigrid Rosquellas (Manlleu), Jana Expósito (Palau), Tania Padrosa (Manlleu) e Julia Vila (Palau) foram as eleitas.

Já para o Cinco Ideal da prova mista, a escolha configurou uma autêntica selecção lusa, com os campeões Guilherme Pimenta e Francisco Pinto ("Kiko"), do Valongo, os finalistas Martim Nunes e Santiago Pereira, do Benfica, e ainda Tomás Almeida, da Oliveirense.

Os troféus das distinções que vão para além do mero plano desportivo, representando os "pilares" do torneio - "Respect", "Friendship", "Passion" -, também embarcaram para terras lusitanas. A árbitra internacional Silvia Coelho foi distinguida com o troféu de Respeito, o prémio Amizade foi entregue à estreante equipa feminina do Parede e a distinção por Paixão à equipa do HóqueiPT.

Nota editorial: A ligação da equipa do HóqueiPT - o Pedro, a Marina e o Zé Pedro, como anunciaram - à Eurockey Cup vem de 2014, na edição de Sub-17 ganha pelo Braga. Seguiram-se muitas presenças nas provas de Sub-15 e Sub-17. A paixão pela exímia organização, pela magistral equipa e, fundamentalmente, pelas admiráveis pessoas (o "Chefe" e todas as outras, não arriscando a esquecer ninguém) que fizeram e fazem da Eurockey Cup o melhor evento de Hóquei em Patins que conhecemos, vem do primeiro momento.

Nesta edição, não estávamos na apresentação, na quinta-feira. Nesse dia, pela hora da apresentação, não íamos. Ao início da tarde, resignados em não ir, perguntaram se já tínhamos voo. Um dedo com uma fractura comprometera a agenda do fim-de-semana... Às 15h30 ainda não tínhamos como chegar à Catalunha. Às 19h, ainda não tínhamos como chegar a Blanes. Às 22h embarcámos. Às 3h chegámos. A casa.

Felizmente sem direito a discurso no momento, fica o nosso agradecimento à Eurockey Cup. Por tudo, a todos. E por mostrarem como o Hóquei em Patins pode ser grande.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny