Supertaças entregues este fim-de-semana
Depois da Elite Cup, as Supertaças. Odivelas volta a ser palco de entrega de troféus este fim-de-semana, com Porto e Óquei de Barcelos a disputarem a Supertaça António Livramento e Benfica e Tojal a jogarem pela Supertaça Feminina.
Depois de três dias de Elite Cup, o Pavilhão Multiusos de Odivelas volta a ser o palco principal do Hóquei em Patins português. Agora com a Supertaça António Livramento, no sábado, e a Supertaça Feminina, no domingo.
Porto, no masculino, e Benfica, no feminino, lograram dobradinhas com a conquista dos respectivos Campeonato e Taça de Portugal, defrontando agora as equipas que bateram para erguer o troféu da "prova rainha": Óquei de Barcelos e Tojal.
A Supertaça no masculino, que se realiza desde 1983 e desde 1998 homenageia António Livramento, terá a sua 40ª edição. Das 39 realizadas, o Porto venceu 23, liderando com confortável vantagem: o Benfica venceu a prova em nove ocasiões, o Óquei de Barcelos em quatro, o Sporting duas vezes e o Valongo uma.
Os dragões marcaram presença em 29 edições, tendo apenas perdido seis: três para o Benfica e três para o Óquei de Barcelos, o adversário desta edição.
De resto, entre o Porto e os galos, houve quatro duelos pela Supertaça, sendo que os azuis-e-brancos apenas venceram uma, em 1996, e por falta de comparência (desistência) do Óquei de Barcelos. Uma ausência que os dragões, se seguissem o 20 de Outubro que tem sido divulgado em vários canais, retribuiriam agora. O jogo está agendado para as 17h30 de dia 19, sábado.
Em jogo jogado, o Óquei de Barcelos venceu o Porto nas decisões de 1999, 2003 e 2004. E há 20 anos que os barcelenses não disputam a Supertaça. O Porto esteve na decisão de 2022, perdendo para o Benfica, e não vence desde 2019. Uma "seca" de quatro anos, para já, que só acontecera entre 2001 e 2004 na história da competição, mas justificado também pela não realização da prova em 2020 e 2021.
"Joker" em estreia
No Porto, pouco mudou no plantel às ordens de Ricardo Ares, havendo a registar apenas a saída de Roc Pujadas (rumou a Sul, ao Sporting) e a entrada de Tomás Santos, que acabou por ficar fora das duas convocatórias da Elite Cup. Será, naturalmente, uma árdua luta do jovem - que só completa 17 anos no final de Novembro - para ganhar o seu espaço.
O Óquei de Barcelos, que anunciara o regresso de Pedro Silva (ex-Riba d'Ave) e a promoção de três jovens, anunciou esta semana [a janela de transferências era até 15 de Outubro] a contratação de Pol Manrubia. O catalão de 24 anos, chega do Benfica para, enfim, pisar o palco do Multiusos de Odivelas, depois de - apesar de não haver "excesso" de estrangeiros - não ter sido chamado a qualquer jogo para a Elite Cup por Edu Castro.
Missão (quase) impossível para o Tojal
A Supertaça Feminina será decidida e entregue no domingo, dia 20, a partir das 15h. Benfica e Tojal disputam a 30ª edição de uma prova que se disputa desde 1993 e que as águias vencem sucessivamente desde 2013.
O Benfica de Paulo Almeida ganhou as 10 últimas edições, destacando-se claramente na lista de vencedores à frente de Centro Desportivo Nortecoope (seis conquistas) e Fundação Nortecoope (quatro). Sintra e "Os Lobinhos" (por duas vezes) e Vila Boa do Bispo, Académica da Amadora, Carvalhos, Gulpilhares e Turquel também venceram a prova.
O Tojal, orientado por Débora Gonçalves, é estreante nestas andanças depois de, no fecho da última época, ter perdido na final da Taça por tangencial 3-2.
O hegemónico Benfica regressa a Odivelas depois da conquista de mais um troféu, a Elite Cup, mesmo não tendo contado com as lesionadas Cata Flores e Sofia Moncóvio, e de Elena Tamiozzo estar recentemente de regresso do "estaleiro".
Supertaça António Livramento
• Porto vs. Óquei de Barcelos • 19.Out, 17h30
Supertaça Feminina
• Benfica vs. Tojal • 20.Out, 15h
Quinta-feira, 17 de Outubro de 2024, 19h28