A primeira decisão europeia
Oliveira de Azeméis recebe, este fim-de-semana, a primeira decisão europeia de clubes da nova época. Sporting, Oliveirense, Igualada e Follonica disputam a Taça Continental, ganha por equipas portuguesas em seis das últimas sete edições.
Menos de seis meses depois da decisão da Champions League no Pavilhão Rosa Mota, Portugal volta a receber uma decisão europeia de clubes. Oliveira de Azeméis é sede da primeira decisão da nova temporada, com os finalistas da Champions League e da Taça WSE a disputarem a Taça Continental.
Será a sexta edição em formato de Final Four, tendo sido excepção - desde o "redesenho" em 2017 - a de 2021, "acordada" apenas entre Lleida e Sporting. Excepção nas últimas sete edições, é a vitória do Barcelona em 2018. Todas as outras foram conquistadas por emblemas portugueses.
Em 2016, o Benfica venceu o Óquei de Barcelos a duas mãos. No ano seguinte, já em Final Four, a Oliveirense triunfou em Itália. Em 2018, o Barcelona ganhou em Barcelos. Em 2019 e 2021, a vitória foi do Sporting, seguindo-se triunfos de Valongo e Porto. Na edição de 2024 da também apelidada "Supertaça Europeia", as representantes portuguesas voltam a ser favoritas. À final e a suceder aos dragões.
Finalistas da Champions League, Sporting e Oliveirense procuram nova conquista na Taça Continental, depois de gorado o primeiro troféu oficial possível da temporada, a Elite Cup.
Os leões, campeões europeus em título, já venceram a prova em 2019 e 2021 e procuram igualar as três conquistas do rival Benfica. Nas meias-finais, defrontam o Follonica de Sérgio Silva, que chegará a Portugal com um sentimento agridoce.
A equipa toscana, que disputou a final da Continental em 2005 e 2006 (perdendo ambas - ainda a duas mãos - para o Barcelona), já ergueu um troféu esta época, ao triunfar na Supercoppa frente ao campeão italiano Forte. Mas, depois de ter vencido na 1ª jornada da Serie A1 o Sandrigo por 5-2, sofreu, quiçá na ressaca dos festejos de uma conquista que tardava, uma derrota em Valdagno no passado fim-de-semana por 7-4, com bis do internacional jovem português Tiago Sanches.
Se o Follonica procurará levar pela primeira vez a Taça Continental para Itália, já o Igualada tem o "fardo" de uma Espanha que venceu 32 (18 pelo Barcelona) das 42 edições realizadas. E só o Igualada venceu cinco, mas todas na década de 90 do século passado.
Vencedor da Taça WSE na pretérita temporada, o Igualada sofreu baixas significativas no seu plantel, colmatadas com a promoção de jovens da "cantera". Para a OK Liga, empatou com o Reus (1-1) e em Voltregà (3-3), mas, na partida teoricamente mais acessível, perdeu na recepção ao Alcoi (0-1).
O Igualada tem encontro marcado com uma Oliveirense que, esta época, com Nuno Resende ao leme, já logrou a presença na final da Elite Cup. O anfitrião desta Final Four procura agora, na Taça Continental, repetir a conquista de 2017, quando contava, entre outros, com João Souto, agora no Sporting.
Boas recordações do Salvador Machado
O palco desta Taça Continental trará boas recordações a vários dos presentes.
Sérgio Silva, agora treinador do Follonica, foi feliz ainda sobre patins em Oliveira de Azeméis em 2003, com a conquista do Campeonato do Mundo. Também pela selecção portuguesa, 13 anos mais tarde, os sportinguistas Ângelo Girão e Henrique Magalhães venceram ali o Campeonato da Europa de 2016.
Já a anfitriã Oliveirense conquistou, em casa, a Taça de Portugal em 2019. Cinco anos volvidos, apenas o agora capitão Marc Torra se mantém no plantel.
Meias-finais
• MF1 • Sporting vs. Follonica • 26.Out, 14h
• MF2 • Igualada vs. Oliveirense • 26.Out, 18h
Finais
• Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 27.Out, 15h
Quarta-feira, 23 de Outubro de 2024, 13h27