Barcelona e Benfica vencem no arranque da Champions
A Champions League arrancou com dois jogos antecipados esta quarta-feira. O Barcelona venceu o Saint-Omer por 7-2 e, na Luz, o Valongo só resistiu uma parte ao Benfica. As águias venceram por 5-0.
Começou a fase de grupos da Champions League, principal prova europeia e mundial de clubes. Barcelona e Benfica venceram em casa.
Na Luz, houve duelo luso, entre Benfica e Valongo, com as águias a vencerem por 5-0. Um confirmar de favoritismo, sendo no entanto importante referir que os encarnados não chegam a uma final desde 2016, ao passo que os valonguenses estiveram em duas das três últimas finais. Agora, resistiram uma parte.
O Benfica foi pressionante desde cedo, mas sem João Rodrigues - operado depois de um traumatismo no nariz, o que poderá colocar em causa a presença no Clássico do Dragão Arena de próximo domingo - não encontrou forma de chegar ao golo. E, no passar dos minutos, o Valongo cresceu em confiança para ter mais bola e importunar Pedro Henriques até que, na rotação, o Benfica voltou a ganhar ascendente.
As águias chegariam ao golo a seis minutos do intervalo, num bailado de Lucas Ordoñez na área valonguense para depois picar - com bola alta, reclamaram - sobre Gonçalo Bento.
O Valongo reagiu. A um minuto do descanso, o capitão Francisco Silva recuperou a bola na divisória e isolou-se. Não conseguiu bater Pedro Henriques, mas, na sequência do lance, "ganhou" um azul a Nil Roca.
Os valonguenses jogaram em superioridade no derradeiro minuto dos primeiros 25 e no primeiro dos segundos, mas sem golo. Findo o castigo, Nil Roca regressou à pista e, praticamente de imediato, fez o 2-0. Pouco depois, Pau Bargalló sofria falta de Miguel Moura para grande penalidade e, na recarga, Diogo Rafael assinava o terceiro dos encarnados.
Em menos de quatro minutos, na sua estratégia de "moer" na primeira parte para "demolir" na segunda, o Benfica tinha praticamente garantida a vitória. Fechando o círculo, Nil Roca ampliaria para 4-0 e Lucas Ordoñez, que inaugurara o marcador, fez o 5-0 que seria final, sobrando tempo para o jovem Viti ir a jogo perante a sua ex-equipa.
Benfica 5-0 Valongo
Benfica: Pedro Henriques (gr), Nil Roca (2), Roberto Di Benedetto, Pau Bargalló e Gonçalo Pinto; Lucas Ordoñez (2), Diogo Rafael (1), Zé Miranda, Viti e Bernardo Mendes (gr). Treinador: Edu Castro.
Valongo: Guga Bento (gr), Francisco Silva, Kyllian Gil, Carlitos e João Maló; João Lima, Miguel Moura, João Pedro, Gabriel Azevedo e Afonso Venda (gr). Treinador: Renato Garrido.
Marcha do marcador: 1-0 (intervalo), 5-0. Disciplina: Azul a Nil Roca. Faltas: 9-11.
Recordista vence campeão francês
Meia-hora antes de Benfica e Valongo iniciarem o seu duelo, a stickada de saída na nova fase de grupos da Champions League foi dada no Palau Blaugrana, com o Barcelona, recordista de triunfos (22) na prova, mas sem conquistas desde 2018, a vencer o Saint-Omer por 7-2.
Visitante, os franceses do Saint-Omer até se adiantaram com um golo de Thibault Colin e o português Pedro Chambel foi segurando a vantagem enquanto pôde.
No entanto, a meio da primeira parte, Pablo Álvarez igualava na sequência de livre directo para, logo de seguida, Sergi Llorca virar o marcador. Ainda antes do intervalo, Matias Pascual ampliou e Ferran Font fez o 4-1.
Na etapa complementar, voltou o Saint-Omer a abrir as "hostilidades", por Fabien Barengo, e voltou Pablito, o "killer de San Juan", a dar o mote, com mais dois golos, ampliando para 6-2 ainda com largos 16 minutos para jogar.
A vitória estava em mãos blaugranas. Matias Pascual - agora sim, de regresso em pleno depois de um calvário de quase dois anos - marcou o seu segundo golo no jogo para selar os primeiros três pontos.
Esta quinta-feira, no dia previsto para os jogos da fase de grupos da Champions League, jogam-se as restantes quatro partidas da primeira jornada.
Barcelona 7-2 Saint-Omer
Barcelona: Carles Grau (gr), Ignacio Alabart, Ferran Font (1), Xavi Barroso e Marc Grau; Matias Pascual (2), Pablo Álvarez (3), Sergi Llorca (1), Sergi Aragonès e Sergi Fernandez. Treinador: David Cáceres.
Saint-Omer: Pedro Chambel (gr), Leo Savreux, Jaume Bartes, Fabien Barengo (1) e Thibault Colin (1); Marçal Cuenca, Jacobo Mantiñan, Federico Balmaceda, Roc Llisa e Tom Savreux (gr). Treinador: Fabien Savreux.
Marcha do marcador: 0-1, 4-1 (intervalo), 4-2, 7-2. Disciplina: Azul a Marçal Cuenca. Faltas: 5-6.
Grupo A
• Barcelona 7-2 Saint-Omer • 20.Nov
• Porto vs. Óquei de Barcelos • 21.Nov, 20h30
• Noia vs. Reus • 21.Nov, 20h30
Grupo B
• Benfica 5-0 Valongo • 20.Nov
• Trissino vs. Liceo • 21.Nov, 20h45
• Oliveirense vs. Quévert • 21.Nov, 21h
Horário das partidas na hora local.
Quarta-feira, 20 de Novembro de 2024, 22h13