Barcelona e Benfica vencem no arranque da Champions

A Champions League arrancou com dois jogos antecipados esta quarta-feira. O Barcelona venceu o Saint-Omer por 7-2 e, na Luz, o Valongo só resistiu uma parte ao Benfica. As águias venceram por 5-0.

Barcelona e Benfica vencem no arranque da Champions

Começou a fase de grupos da Champions League, principal prova europeia e mundial de clubes. Barcelona e Benfica venceram em casa.

Na Luz, houve duelo luso, entre Benfica e Valongo, com as águias a vencerem por 5-0. Um confirmar de favoritismo, sendo no entanto importante referir que os encarnados não chegam a uma final desde 2016, ao passo que os valonguenses estiveram em duas das três últimas finais. Agora, resistiram uma parte.

O Benfica foi pressionante desde cedo, mas sem João Rodrigues - operado depois de um traumatismo no nariz, o que poderá colocar em causa a presença no Clássico do Dragão Arena de próximo domingo - não encontrou forma de chegar ao golo. E, no passar dos minutos, o Valongo cresceu em confiança para ter mais bola e importunar Pedro Henriques até que, na rotação, o Benfica voltou a ganhar ascendente.

As águias chegariam ao golo a seis minutos do intervalo, num bailado de Lucas Ordoñez na área valonguense para depois picar - com bola alta, reclamaram - sobre Gonçalo Bento.

O Valongo reagiu. A um minuto do descanso, o capitão Francisco Silva recuperou a bola na divisória e isolou-se. Não conseguiu bater Pedro Henriques, mas, na sequência do lance, "ganhou" um azul a Nil Roca.

Os valonguenses jogaram em superioridade no derradeiro minuto dos primeiros 25 e no primeiro dos segundos, mas sem golo. Findo o castigo, Nil Roca regressou à pista e, praticamente de imediato, fez o 2-0. Pouco depois, Pau Bargalló sofria falta de Miguel Moura para grande penalidade e, na recarga, Diogo Rafael assinava o terceiro dos encarnados.

Em menos de quatro minutos, na sua estratégia de "moer" na primeira parte para "demolir" na segunda, o Benfica tinha praticamente garantida a vitória. Fechando o círculo, Nil Roca ampliaria para 4-0 e Lucas Ordoñez, que inaugurara o marcador, fez o 5-0 que seria final, sobrando tempo para o jovem Viti ir a jogo perante a sua ex-equipa.

Benfica 5-0 Valongo

Benfica: Pedro Henriques (gr), Nil Roca (2), Roberto Di Benedetto, Pau Bargalló e Gonçalo Pinto; Lucas Ordoñez (2), Diogo Rafael (1), Zé Miranda, Viti e Bernardo Mendes (gr). Treinador: Edu Castro.

Valongo: Guga Bento (gr), Francisco Silva, Kyllian Gil, Carlitos e João Maló; João Lima, Miguel Moura, João Pedro, Gabriel Azevedo e Afonso Venda (gr). Treinador: Renato Garrido.

Marcha do marcador: 1-0 (intervalo), 5-0. Disciplina: Azul a Nil Roca. Faltas: 9-11.

Recordista vence campeão francês

Meia-hora antes de Benfica e Valongo iniciarem o seu duelo, a stickada de saída na nova fase de grupos da Champions League foi dada no Palau Blaugrana, com o Barcelona, recordista de triunfos (22) na prova, mas sem conquistas desde 2018, a vencer o Saint-Omer por 7-2.

Visitante, os franceses do Saint-Omer até se adiantaram com um golo de Thibault Colin e o português Pedro Chambel foi segurando a vantagem enquanto pôde.

No entanto, a meio da primeira parte, Pablo Álvarez igualava na sequência de livre directo para, logo de seguida, Sergi Llorca virar o marcador. Ainda antes do intervalo, Matias Pascual ampliou e Ferran Font fez o 4-1.

Na etapa complementar, voltou o Saint-Omer a abrir as "hostilidades", por Fabien Barengo, e voltou Pablito, o "killer de San Juan", a dar o mote, com mais dois golos, ampliando para 6-2 ainda com largos 16 minutos para jogar.

A vitória estava em mãos blaugranas. Matias Pascual - agora sim, de regresso em pleno depois de um calvário de quase dois anos - marcou o seu segundo golo no jogo para selar os primeiros três pontos.

Esta quinta-feira, no dia previsto para os jogos da fase de grupos da Champions League, jogam-se as restantes quatro partidas da primeira jornada.

Barcelona 7-2 Saint-Omer

Barcelona: Carles Grau (gr), Ignacio Alabart, Ferran Font (1), Xavi Barroso e Marc Grau; Matias Pascual (2), Pablo Álvarez (3), Sergi Llorca (1), Sergi Aragonès e Sergi Fernandez. Treinador: David Cáceres.

Saint-Omer: Pedro Chambel (gr), Leo Savreux, Jaume Bartes, Fabien Barengo (1) e Thibault Colin (1); Marçal Cuenca, Jacobo Mantiñan, Federico Balmaceda, Roc Llisa e Tom Savreux (gr). Treinador: Fabien Savreux.

Marcha do marcador: 0-1, 4-1 (intervalo), 4-2, 7-2. Disciplina: Azul a Marçal Cuenca. Faltas: 5-6.

Grupo A

Barcelona 7-2 Saint-Omer • 20.Nov

• Porto vs. Óquei de Barcelos • 21.Nov, 20h30

• Noia vs. Reus • 21.Nov, 20h30

Grupo B

Benfica 5-0 Valongo • 20.Nov

• Trissino vs. Liceo • 21.Nov, 20h45

• Oliveirense vs. Quévert • 21.Nov, 21h

Horário das partidas na hora local.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
«Falta confiança, mesmo nos momentos em que estamos por cima»

«Falta confiança, mesmo nos momentos em que estamos por cima»

Com apenas um ponto em seis jogos, o Murches vive uma 'crise de confiança' segundo o treinador Pedro Nunes. Frente ao Tomar, pesou também o número de faltas, num critério apertado, a contrariar o antes vigente 'deixar jogar'.