Sorrisos dos visitantes

Com quatro jogos disputados, não há 'factor casa' que valha na 7ª jornada. Depois do Juventude Pacense, também Braga, Sporting e Juventude de Viana venceram como visitantes. Os leões regressaram às vitórias com um triunfo tangencial em Tomar.

Sorrisos dos visitantes

Depois de um primeiro triunfo do Juventude Pacense no Pico, a 7ª jornada continuou este sábado ao ritmo de vitórias "fora de portas". O Braga venceu em Murches por 1-4, o Sporting regressou às vitórias com um tangencial 1-2 em Tomar e a Juventude de Viana venceu o dérbi minhoto no Parque das Tílias por 3-5.

No concelho de Cascais, à terceira visita para o campeonato, foi de vez para o Braga, logrando a sua primeira vitória na pista do Murches.

A equipa de Tó Neves assumiu a liderança do marcador no 10º minuto de jogo, com um golo de Jorge Silva, e ficou confortável na defesa da vantagem. O Murches procurou a igualdade, mas pesaram as ausências de Tomás Moreira (a cumprir o primeiro de dois jogos de castigo) e de Gonçalo Nunes.

Com o jogo de certa forma controlado, ainda que a vantagem fosse mínima, e uma boa exibição de Diogo Fernandes, o Braga ampliaria a oito minutos do fim, por Gonçalo Meira. Praticamente de imediato, Rafa Lourenço reduziu, num golo já merecido pela equipa de Pedro Nunes, mas o Braga seria mais forte na recta final, "matando" o jogo com dois golos em menos de um minuto. De grande penalidade, Meira assinou o terceiro dos bracarenses, cabendo a Pedro Mendes fechar as contas em 1-4.

Regresso às vitórias

Em Tomar, num duelo de leões que tem sido emotivo, a "casa mãe" levou a melhor sobre a filial, ainda que de forma tangencial.

Vindo de uma derrota pesada em Paços de Ferreira, as coisas não começaram bem para o Sporting. Aos cinco minutos, Ângelo Girão viu azul e, mesmo com Gonçalo Neto a não conseguir bater Zé Diogo de livre directo e a gorar-se a oportunidade de marcar em superioridade, os tomarenses inauguraram o marcador, aos nove minutos e meio, com Guilherme Silva a transformar de grande penalidade.

Já estava Girão de regresso à baliza e, como em Paços de Ferreira, voltava a sofrer de bola parada. Mas, desta feita, o internacional português fecharia a porta a quaisquer outras intenções da equipa adversária, sendo preponderante no regresso aos triunfos da equipa de Edo Bosch.

O Sporting - sem Alessandro Verona - resistiu a algum ascendente do Tomar na primeira parte e igualaria de grande penalidade, por Rafael Bessa, a seis minutos do intervalo, como que fazendo jus ao prémio "Revelação do Ano" do Grupo Stromp que foi conhecido esta semana.

Na etapa complementar, o Sporting foi melhor, podendo culpar o excesso de pontaria nos postes e a boa exibição de António Marante por um resultado tangencial. Só Toni Pérez logrou marcar, e com requintes de magia, numa picadinha aos sete minutos em que os tomarenses reclamaram da altura da bola.

O Tomar procurou reagir, mas faltou esclarecimento para "desarmar" a estratégia verde-e-branca que só foi abanando nos nervos esperados de uma diferença mínima que, nem de bola parada, com João Souto a desperdiçar o livre directo da 10ª falta, se dilatou.

No tudo por tudo, os protestos do banco tomarense valeram a Nuno Lopes um azul, o que deixou a equipa com menos um em pista e a possibilidade de superioridade numérica em ataque - com o cinco-para-quatro - hipotecada.

A vitória leonina permite aos leões chegarem aos 15 pontos de Benfica e Porto (que se defrontam este domingo) e Juventude Pacense.

Juventude de Viana vence nas Tílias

No Parque das Tílias, a Juventude de Viana logrou a segunda vitória consecutiva, ao bater o Riba d'Ave por 3-5, num jogo muito ingrato para os ribadavenses, penalizados pela sua ineficácia ofensiva apesar dos três golos conseguidos.

E a equipa de Raul Meca até saiu na frente, com um golo de Nanu Castro aos dois minutos, mas Hugo Costa igualou aos seis e, de livre directo, permitiria aos de André Torres irem em vantagem para o intervalo.

Na segunda parte, o anfitrião carregou para contrariar a toada de vitórias dos visitantes na jornada, mas seriam os vianenses a voltar a marcar. À entrada dos 10 minutos finais, Gabriel Silva fazia o 1-3 e a vantagem de dois golos seria providencial.

Bruno Dinis reduziu de livre directo, para, pouco depois, Pedro Batista fazer o quarto da Juventude de Viana. Franco Posito marcou de pronto, mas, a três minutos do final, na 10ª falta de um Riba d'Ave que pressionava em busca da igualdade, Hugo Costa selou o hat-trick para o 3-5 final.

Este domingo, conclui-se a ronda com as três partidas em falta. Destaque para o embate do Dragão Arena, bem cedo, a partir das 11h30. Será um teste ao bom arranque de temporada do Benfica, mas também ao estado anímico do Porto após derrota caseira para a Champions League. Quem vencer, fica destacado - do rival, do Juventude Pacense, do Sporting e, caso vença, do Óquei de Barcelos - no topo da classificação.

7ª jornada

• Candelária 5-6 Juv. Pacense • 22.Nov

• Murches 1-4 Braga • 23.Nov

• Tomar 1-2 Sporting • 23.Nov

• Riba d'Ave 3-5 Juv. Viana • 23.Nov

• Porto vs. Benfica • 24.Nov, 11h30

• Oliveirense vs. Sanjoanense • 24.Nov, 18h

• Óquei de Barcelos vs. Valongo • 24.Nov, 18h

Classificação

1º Benfica² (15 pontos), 2º Juv. Pacense (15), 3º Porto¹ (15), 4º Sporting¹ (15), 5º Óquei de Barcelos¹ (12), 6º Braga (10), 7º Tomar (9), 8º Valongo¹ (9), 9º Juv. Viana (9), 10º Sanjoanense¹ (6), 11º Oliveirense¹ (6), 12º Candelária (6), 13º Riba d'Ave (5), 14º Murches (1)

¹menos um jogo, ²menos dois jogos

Horário das partidas na hora local.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Oliveirense bate no fundo, dá a volta e acaba empatada

Oliveirense bate no fundo, dá a volta e acaba empatada

O arranque de época da Oliveirense está a ser atípico: após apenas duas vitórias em seis jogos, voltou a não ganhar, empatando em casa no dérbi com uma valorosa Sanjoanense. O Óquei de Barcelos venceu o Valongo e segue na perseguição ao líder.

Porto dá resposta e quebra invencibilidade do Benfica

Porto dá resposta e quebra invencibilidade do Benfica

Onde raramente não perde, o Benfica perdeu a invencibilidade. O Porto, com Malián em destaque, deu resposta à derrota para a Champions League e, vencendo o rival maior por 3-2 num jogo emotivo até final, isola-se na frente do campeonato.

Nuno Domingues faz a mala para aventura francesa

Nuno Domingues faz a mala para aventura francesa

Nuno Domingues, treinador que se destacou no Tomar e Marinhense, e agora orienta Sub-19 e equipa 'B' do Turquel, prepara as malas para rumar a França, apontado ao comando técnico do La Vendéenne, 5º classificado da N1 Élite.