Um Dragão (mesmo) de Ouro
Mais além da distinção de Carlo Di Benedetto por votação, a equipa de Hóquei em Patins do Porto foi distinguida com o Dragão de Ouro para Equipa do Ano. Em 2023/24, a equipa de Ares fez a dobradinha, conquistando Taça e Campeonato.
A noite dos "Dragões de Ouro" no Rosa Mota Super Bock Arena foi de festa para a equipa de Hóquei em Patins do Porto. Depois da distinção de Carlo Di Benedetto como Atleta nas Modalidades de Pavilhão, foi a vez da distinção colectiva, com o Dragão de Ouro de "Equipa do Ano".
Na pretérita temporada, o Porto logrou a dobradinha, repetindo, às ordens de Ricardo Ares, o feito de 2021/22. Em Barcelos, conquistou a Taça de Portugal pela 19ª vez, e, juntando o útil ao agradável, conquistou o Campeonato Nacional, o 25º da sua história, em pleno Pavilhão da Luz, casa do Benfica, rival maior na modalidade.
Este Dragão de Ouro junta-se aos conquistados por Carlo este ano, Xavi Malián (Atleta de Alta Competição) e Ricardo Ares (Treinador) em 2023, e Gonçalo Alves (Atleta de Alta Competição) em 2022, para citar apenas os mais recentes.
Nesta entrega, destaque para a presença de Eurico Pinto, ex-dirigente de largos anos da secção e principal responsável da escolha e chegada de Ricardo Ares. Saindo após a derrota de Pinto da Costa nas eleições, Eurico Pinto - que já se mostrara emocionado quando Carlo recebeu o seu Dragão - confessou que já tinha saudades.
Ricardo Ares, treinador: "Em primeiro lugar, agradecer ao nosso Presidente e à sua Direcção a entrega deste prémio tão importante, que vem premiar o grande trabalho de muita gente, não só do staff. De todos os trabalhadores do Pavilhão, Fernando Santos, Mário Santos... todos os que contribuem para estas conquistas. E só dizer que isto nos marca uma responsabilidade para trabalhar mais e continuar a conquistar. E uma das pessoas que é artífice de tudo isto é Eurico Pinto. Quero agradecer-lhe porque é o verdadeiro construtor desta equipa."
Eurico Pinto: "Isto é um um troféu de equipa. Para mim, foi um privilégio trabalhar estes anos no Futebol Clube do Porto com esta gente toda que está aqui. Quero destacar os jogadores, porque foram vocês, com as vossas decisões dentro da pista, que tornaram possível nós termos ganho e termos feito uma época fantástica. Ao staff técnico, escusado será dizer a admiração que eu tenho, e o apreço, pelo Ricardo. E ao staff médico, e a todos, muito obrigado. E posso-vos dizer que tenho muitas saudades vossas. Obrigado. E para o ano gostava que estivessem aqui outra vez a receber este troféu."
Gonçalo Alves, capitão: "Quero agradecer ao Senhor Presidente por esta nomeação, e ao Futebol Clube do Porto. É um enorme orgulho poder estar aqui novamente neste palco. Esta equipa tem vindo a dar muitos títulos ao Futebol Clube do Porto, e é essa a missão, esse é o objectivo, de continuar a podermos trazer atletas e a Equipa do Ano outra vez, novamente, a este palco. Obrigado a todos. Viva o Futebol Clube do Porto!"
Esta época começou aziaga, com o afastamento nas meias-finais da Elite Cup pela Oliveirense - no desempate por livres directos - e com a derrota na decisão da Supertaça António Livramento frente ao Óquei de Barcelos.
Mas, na defesa da dobradinha, o Porto lidera o Campeonato Placard, destacado (a três pontos de Benfica e Sporting, que têm menos um jogo) com sete jornadas cumpridas, e na Taça de Portugal goleou em Alenquer para chegar aos 16-avos-de-final.
Em busca de um quarto título europeu, os dragões somam uma derrota e uma vitória no Grupo A da Champions League. Esta quinta-feira, deslocam-se à Catalunha, a Sant Sadurní d'Anoia, para defrontar o Noia.
Quarta-feira, 4 de Dezembro de 2024, 13h40