Benfica vence cimeira de líderes e isola-se no Grupo B
O Benfica somou, na pista do Trissino, a terceira vitória em outros tantos jogos e destaca-se na liderança do Grupo B da Champions League. A Oliveirense venceu o Valongo, num triunfo tangencial apenas garantido a dois minutos do fim.
O Benfica somou a terceira vitória em outros tantos jogos no Grupo B da fase de grupos da Champions League e é agora o único totalista de triunfos na competição. O Liceo goleou em França e a Oliveirense sofreu para vencer o Valongo.
Em Itália, Tiago Sousa não pode contar com o guarda-redes Stefano Zampoli e o referente Giulio Cocco e, apesar da boa réplica, não evitou a derrota por 3-6 frente ao Benfica.
Entre as duas equipas só com vitórias nesta fase de grupos, Alvarinho inaugurou, de meia distância, o marcador logo no primeiro minuto, mas Gonçalo Pinto - de regresso às pistas italianas, depois de ter representado o Lodi em 2017/18 - igualou e Nil Roca, num fortíssimo remate cruzado, bateu Bruno Sgaria para o 1-2 com que se chegaria ao intervalo.
Na segunda parte, o Benfica foi eficaz de bola parada. João Rodrigues marcou de grande penalidade e Pau Bargalló de livre directo para uma vantagem que parecia decisiva, até pela forma como o jogo se desenrolava, com o Benfica a controlar e um Trissino a sentir de sobremaneira a ausência de Cocco no ataque.
No entanto, o Trissino voltou ao jogo. Com golos de Jordi Mendez e Alvarinho, a equipa italiana "encostou" já nos dois minutos finais e deu esperança de, pelo menos, evitar a derrota. Tiago Sousa apostou no ataque a cinco, mas, na perda de bola, Malagoli parou o contra-ataque encarnado com uma falta dura e viu azul.
Pau Bargalló até desperdiçou o livre directo, mas Nil Roca e Gonçalo Pinto não enjeitaram, na busca italiana pelo golo, a baliza escancarada para fecharem as contas com os quinto e sexto golos encarnados.
Na perseguição mais próxima, o Benfica tem agora a Oliveirense que, com uma vitória sobre o Valongo, se mantém invicta.
Mas foi um triunfo sofrido. Carlitos e Gabriel Azevedo marcaram para dupla vantagem do Valongo e a equipa de Nuno Resende teve de correr atrás do resultado. Ao intervalo, o empate - logrado com golos de Lucas Martinez e Marc Torra - era um mal menor e, aos sete minutos da segunda parte, Bruno Di Benedetto até consumava a reviravolta.
No entanto, com poucas soluções no ataque para desequilibrar a defensiva valonguense e ainda menos para desfeitear Guga Bento, protagonista de (mais) uma excelente exibição, os anfitriões veriam Gabriel Azevedo igualar com oito minutos para jogar e o empate já parecia o mais certo. Mas, no derradeiro par de minutos, Lucas Martinez surpreendeu de meia distância e fez o 4-3 que vale três importantes pontos.
Sem sobressaltos, foi o triunfo do Liceo na pista do Quévert. "Los verdes" lograram a sua primeira vitória nesta fase da prova vencendo por claros 1-6, com destaque para um hat-trick de Tato Ferruccio, que em Portugal representou Oeiras, Óquei de Barcelos, Oliveirense e Tomar.
Bruno Saavedra bisou e César Carballeira marcou o outro tento dos pupilos de Juan Copa, ao passo que Guido Pellizzari - que, como Tato, jogou em Portugal [ao serviço do Valença] - apontou o tento de honra da formação gaulesa.
A 4ª jornada deste Grupo B está agendada, na íntegra, para 12 de Dezembro, com destaque para o duelo português entre Benfica e Oliveirense.
3ª jornada
• Quévert 1-6 Liceo • 5.Dez
• Trissino 3-6 Benfica • 5.Dez
• Oliveirense 4-3 Valongo • 5.Dez
Classificação
1º Benfica (9 pontos), 2º Oliveirense (7), 3º Trissino (6), 4º Liceo (4), 5º Valongo (0), 6º Quévert (0)
4ª jornada
• Benfica vs. Oliveirense • 12.Dez, 20h
• Trissino vs. Quévert • 12.Dez, 20h45
• Valongo vs. Liceo • 12.Dez, 21h
Quinta-feira, 5 de Dezembro de 2024, 22h38