Porto mantém-se no topo e Benfica e Óquei de Barcelos na perseguição
A 8ª jornada do Campeonato Placard fechou com vitórias de Porto, que se mantém isolado, Benfica e Óquei de Barcelos, que continuam a três pontos, tal como o Sporting. A Oliveirense regressou às vitórias para o campeonato mais de um mês depois.
Terminou a 8ª jornada do Campeonato Placard, sem mudanças entre os quatro primeiros. O Sporting já vencera este sábado, e este domingo venceram Porto, Benfica e Óquei de Barcelos. O triunfo barcelense deixa o Juventude Pacense, 5º, para trás.
Em Viana do Castelo, o Porto venceu por 1-7 num jogo que não podia ter começado para os dragões, na ressaca de uma derrota europeia na pista do Noia. Com apenas meio minuto decorrido, Carlo Di Benedetto inaugurou o marcador. E, com pouco mais de cinco minutos cumpridos, o internacional gaulês já contava um hat-trick perante a apatia da formação vianense.
André Torres parou o jogo e estancou de alguma forma a goleada que, com tão pouco tempo decorrido, já parecia inevitável. O Porto voltaria a marcar "apenas" aos 15 minutos, pelo vianense de nascimento Rafa, dilatando até ao 0-6 com que se chegou ao descanso com tentos de Ezequiel Mena e Gonçalo Alves.
Na etapa complementar, os treinadores, em sentidos diferentes mas com base na "direcção" da vantagem amealhada pelos dragões, trocaram guarda-redes, com Matías Bridge (que ganhou logo um duelo a Carlo Di Benedetto nos primeiros minutos em pista) e Leonardo Pais a entrarem para os lugares de Bruno Guia e Xavi Málian. Coincidentemente, houve menos golos, mas também porque a questão do vencedor estava arrumada.
Gabriel Silva reduziu aos nove minutos e a Juventude de Viana, no natural "levantar de pé" do Porto, até criou mais algumas oportunidades. Mas seria Telmo Pinto a marcar, a quatro minutos do fim, repondo a vantagem de seis golos com que se chegara ao descanso.
O Porto mantém-se isolado no topo da classificação, com 21 pontos.
Benfica goleia
Na Luz, a vitória do Benfica sobre o Murches teve pouca história. Pouca história, mas muitos golos, com as águias a vencerem por 11-2, superando o 2-10 com que as águias brindaram a Juventude Pacense na ronda inaugural.
Pau Bargalló marcou os dois primeiros golos da partida e a equipa de Edu Castro já vencia por 8-0 ao intervalo. O nono golo surgiu logo após o reatamento e, antes de estarem cumpridos cinco minutos, Gonçalo Pinto fez o 10-0.
Diogo Neves - que concluiu a sua formação no Benfica e chegou mesmo a representar a equipa principal - reduziu para o Murches, e voltaria a marcar depois de João Rodrigues fechar as contas dos encarnados.
João Rodrigues selou um hat-trick, como já antes Pau Bargalló e Lucas Ordoñez também tinha, logrado. Diogo Rafael e Gonçalo Pinto assinaram os restantes golos do triunfo que mantém o Benfica no encalce dos dragões, a três pontos e com menos um jogo. O Murches de Pedro Nunes continuará em busca da primeira vitória.
Um "copo de água" festivo de Miguel Rocha e Óquei de Barcelos
Entre os cinco mais bem classificados, o Óquei de Barcelos visitou o Juventude Pacense e venceu por dilatados 2-8. Um resultado particularmente pesado porque ao intervalo até havia um empate a dois no marcador, e muito por culpa de Miguel Rocha. O jogador que teve esta semana anunciado o prolongamento da ligação aos barcelenses até 2028, celebrou a "renovação de votos" com nada menos que cinco golos.
O primeiro golo coube, no entanto, a Pedro Silva, aos 15 minutos, abrindo o livro Miguel Rocha minutos e meio depois. Antes de partir para a goleada, o Óquei de Barcelos veria Zé Miguel e José Cancela igualar. A segunda parte é que seria catastrófica para os pacenses...
Em três minutos, Danilo Rampulla e Miguel Rocha voltavam a destacar por dois golos os barcelenses, e Miguel aproveitaria dois livres directos para chegar ao seu póquer, enchendo a seis minutos e meio do fim uma mão de tentos. Pedro Silva, que marcara o primeiro do jogo, marcou também o último.
Oliveirense vence mais de um mês depois
Em Valongo, a Oliveirense regressou às vitórias para o campeonato mais de um mês depois, num período em que sofreu três derrotas e um empate. A equipa de Oliveira de Azeméis venceu o Valongo por 0-2.
Sem golos na primeira parte, o tento inaugural demorou mais 14 minutos da segunda para surgir, desbloqueando o encontro o gaulês Bruno Di Benedetto. Os valonguenses procuraram reagir, mas, Gabriel Azevedo e Carlitos viram azul quando o Valongo estava à beira da 10ª falta e comprometeram definitivamente as aspirações da sua equipa.
Lucas Martinez ampliou marcou de livre directo e, mesmo desperdiçando nova oportunidade na 10ª falta contrária, o triunfo que escapava desde 1 de Novembro, não escaparia agora à Oliveirense.
8ª jornada
• Sporting 4-3 Candelária • 7.Dez
• Braga 2-2 Tomar • 7.Dez
• Sanjoanense 3-2 Riba d'Ave • 7.Dez
• Benfica 11-2 Murches • 8.Dez
• Valongo 0-2 Oliveirense • 8.Dez
• Juv. Pacense 2-8 Óquei de Barcelos • 8.Dez
• Juv. Viana 1-7 Porto • 8.Dez
Classificação
1º Porto (21 pontos), 2º Benfica¹ (18), 3º Sporting¹ (18), 4º Óquei de Barcelos (18), 5º Juv. Pacense (15), 6º Braga (11), 7º Sanjoanense (10), 8º Oliveirense (10), 9º Tomar (10), 10º Valongo (9), 11º Juv. Viana (9), 12º Candelária (6), 13º Riba d'Ave (5), 14º Murches (1)
¹menos um jogo
Domingo, 8 de Dezembro de 2024, 21h02