Capitães da OK Liga denunciam e condenam agressão
Os capitães das 14 equipas da OK Liga emitiram este domingo um comunicado conjunto a denunciar publicamente e a condenar a agressão de um 'adepto', no dérbi de Osona, a Uri Vives. 'Que estejamos protegidos', reclamam.
O dérbi de Osona, entre Voltregà e Vic é o mais quente da OK Liga. Mesmo que este Vic, que este ano chegou à OK Liga, não seja o mesmo que desceu à OK Liga Plata em 2021. Na "refundação" por problemas financeiros, herdou as cores, herdou a paixão dos adeptos e herdou a rivalidade.
No regresso do dérbi, para a 10ª jornada da OK Liga, Voltregà e Vic defrontaram-se em situação complicada na tabela classificativa. E o empate a três, depois de os azuis-e-brancos terem estado a vencer por 3-0 - ficando as equipas no antepenúltimo e último lugares -, avivou os ânimos.
Mas nada - nada! - justifica o que se passou a um minuto do apito final.
Quando arrancava pela esquerda, junto à tabela, Uri Vives foi travado por um "adepto" que o atingiu na face. Não era um cenário difícil de prever. Sem segurança, os adeptos do Voltregà debruçavam-se sobre a tabela e, entre tantos que sabem estar apenas para apoiar a sua equipa, surge por vezes um que é estúpido, um calhau com olhos que não entende o privilégio de estar naquela posição. E não há países ou competições imunes a este flagelo da estupidez, pontual ou crónica, como pode, por exemplo, testemunhar Roc Pujadas, atingido na final do Campeonato da Europa de Sub-23 realizado em Paredes.
Uri Vives acabou por sair, os adeptos foram retirados daquela zona e o jogo terminou mesmo com a divisão de pontos.
Houve consternação, condenação de dedo apontado aos "Sac i Ganxo", claque do Voltregà. Mas também estes se insurgiram contra aquele adepto, desmarcando-se das suas acções, e anunciaram o seu afastamento daquele grupo que visa apenas apoiar a sua equipa.
O próprio Voltregà emitiu um comunicado, a afirmar que o adepto tinha sido identificado, que não é sócio e que será iniciado um processo para o impedir de voltar a entrar em qualquer recinto da OK Liga, mas o clube caiu num inusitado ridículo ao afirmar que tudo aconteceu quando "um dos espectadores se esquivou do dispositivo policial". Qual dispositivo policial?
Este domingo, os capitães de todas as equipas da OK Liga quiseram em comunicado conjunto, aqui traduzido, denunciar publicamente e condenar o sucedido. Reclamam que o espectáculo seja sempre na pista e que os protagonistas estejam protegidos.
Os capitães, em representação de todos os planteis da OK Liga - Alcoi, Alpicat, Calafell, Caldes, Vilafranca, Igualada, Barcelona, Liceo, Sant Just, Lleida, Noia, Reus, Vic e Voltregà -, queremos tornar pública a nossa denúncia dos actos sucedidos na pista do Voltregà, em jogo da 10ª jornada, frente ao Vic.
Enquanto o nosso companheiro, Oriol Vives disputava o jogo e tinha a posse de bola, foi agredido por um adepto causando-lhe lesões na face, e tendo de abandonar a partida.
Condenamos qualquer tipo de violência em todas e cada uma das instalações desportivas. Que o espectáculo seja dentro da pista e que os protagonistas estejamos protegidos. SEMPRE.
Esperamos que a Federação Espanhola de Patinagem tenha uma resposta de acordo com os acontecimentos.
Força, Uri.
Segunda-feira, 9 de Dezembro de 2024, 8h39