Sporting e Benfica vencem no Minho e igualam Porto
Sporting, quebrando a invencibilidade do Óquei de Barcelos em casa, e Benfica, vencendo em Braga, igualam o Porto no topo da classificação. Riba d'Ave, na recepção ao Valongo, e Candelária, em Tomar, somaram vitórias importantes.

Devagarinho, o Campeonato Placard vai-se despedindo de 2024. Depois da vitória, a primeira na prova, do Murches, foi a vez esta quarta-feira, de Benfica, Riba d'Ave, Candelária e Sporting dizerem "até já" com um sorriso de três pontos conquistados.
Benfica e Sporting igualam o Porto no topo da classificação, com 21 pontos, mas os dragões jogam esta quinta-feira. A equipa de Ricardo Ares pode ficar com mais três pontos, mas ficará também mais um jogo.
Sporting passa teste de Barcelos
No jogo grande da ronda, o Sporting venceu em Barcelos por 1-2, impondo aos barcelenses a primeira derrota no seu Municipal esta época. O Óquei de Barcelos venceu o Porto por 3-0 na ronda inaugural e embalara para quatro vitórias em outros tantos jogos em casa. Um embalo agora travado pelos leões.
Sem golos na primeira parte, Toni Pérez, com pouco mais de um minuto decorrido na segunda, desviou oportunamente na área um remate de Gonzalo Romero para o primeiro do jogo.
O Sporting, sem Henrique Magalhães (foi chamado o júnior Guilherme Caetano) nem Matias Platero (ficou de fora entre os não seleccionáveis), teve o jogo quase sempre controlado, mas o Óquei de Barcelos foi sendo mais afoito e surgindo mais perigoso.
Miguel Rocha não conseguiu, em duas oportunidades, desfeitear Ângelo Girão de livre directo, mas outro Miguel, Vieirinha, a sete minutos do final, repunha a igualdade.
Era mais perigosa a equipa de Rui Neto, mas, já no último minuto, Romero, como tantas vezes, assumiu, arrancou e, num fortíssimo remate, bateu o compatriota Conti para o 1-2.
Atacou o Óquei de Barcelos com tudo e ganhou uma grande penalidade perto do apito final. Girão viu azul, mas Zé Diogo contou com um remate inusitadamente desastrado de Luís Querido para festejar o triunfo.
Outra chuva de golos em jogo do Benfica
Depois de um 6-12 para a Taça de Portugal na Marinha Grande, o Benfica voltou a protagonizar um jogo profícuo em golos em Braga. Desta feita, venceu por 6-8.
Eram já 10, os golos ao intervalo, com as águias a vencerem por 4-6, sendo que João Rodrigues era o único a somar mais que um golo na conta pessoal na ida para os balneários.
António Trabulo reduziu, com o seu segundo golo na partida, logo no primeiro minuto da etapa complementar, mas, aos sete minutos, João Rodrigues ampliava a sua conta pessoal para três golos, com o 5-7. A "torneira" fechou.
Gonçalo Pinto, a sete minutos do fim, confirmava o triunfo encarnado, reduzindo Diogo Seixas para o 6-8 final.
Candelária vence em Tomar
Em Tomar, o Candelária surpreendeu com um triunfo claro por 4-7.
O jogo começou ao ritmo do tango, com golos dos argentinos Damián Paez e Joel Martin. Lucas Honório, nos últimos cinco minutos da primeira parte, bisou para igualar e deixava tudo em aberto para a segunda parte.
Após o reatamento, o Candelária voltou a destacar-se, com um golo de Guilherme Frias, mas Filipe Almeida não tardou a igualar a três. O Tomar carregou em busca da vantagem que nunca lograria e, embalado para o ataque, foi apanhado em contrapé.
Uma excelente jogada de Joel Martin e um contra-ataque bem concluído por Vasco Soares "cavavam" uma diferença importante. E, de livre directo, a quatro minutos do fim, Martin fazia o seu terceiro e o sexto dos picarotos. Martim Leite assinaria o sétimo e o Tomar não conseguiu melhor que reduzir para 4-7 por Guilherme Silva.
O Tomar mantém-se a par de Sanjoanense e Oliveirense com 10 pontos, ao passo que o Candelária apanha Valongo e Juventude de Viana com nove.
Riba d'Ave impõe terceira derrota consecutiva ao Valongo
Colado ao trio dos nove pontos, está o Riba d'Ave, que venceu o Valongo por 5-2.
A equipa de Raul Meca, valonguense de nascimento, chegou ao intervalo a vencer por 2-0, com bis de Nanu Castro e, na segunda parte, ampliou até uma vantagem de cinco golos, com tentos de Franco Pósito, Folhetas e Nanu, a chegar ao hat-trick.
Sem conseguir evitar a derrota, que é a terceira consecutiva para o Campeonato Placard, o Valongo reduziu com golos de Kyllian Gil e João Almeida.
Para fechar definitivamente 2024 no que a Campeonato Placard diz respeito, ficam a faltar apenas duas partidas. Esta quinta-feira, o Porto recebe a Sanjoanense e, sábado, Oliveirense e Juventude Pacense defrontam-se no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
9ª jornada
• Murches 6-5 Juv. Viana • 14.Dez
• Braga 6-8 Benfica • 18.Dez
• Riba d'Ave 5-2 Valongo • 18.Dez
• Tomar 4-7 Candelária • 18.Dez
• Óquei de Barcelos 1-2 Sporting • 18.Dez
• Porto vs. Sanjoanense • 19.Dez, 20h30
• Oliveirense vs. Juv. Pacense • 21.Dez, 18h
Classificação
1º Porto¹ (21 pontos), 2º Sporting¹ (21), 3º Benfica¹ (21), 4º Óquei de Barcelos (18), 5º Juv. Pacense¹ (15), 6º Braga (11), 7º Sanjoanense¹ (10), 8º Oliveirense¹ (10), 9º Tomar (10), 10º Valongo (9), 11º Juv. Viana (9), 12º Candelária (9), 13º Riba d'Ave (8), 14º Murches (4)
¹menos um jogo
Horário das partidas na hora local.
Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2024, 23h43