Barcelona na frente, só com vitórias
Na OK Liga, o Barcelona fecha 2024 na liderança, já com nove pontos de vantagem sobre o Liceo. Pablito e Font, reforços no último defeso, somam 30 golos, mais do que nove das outras 13 equipas em prova.
Foto de capa: Víctor Salgado @ FC BarcelonaSem surpresa e como é habitual no país vizinho, o Barcelona chega à pausa natalícia na liderança. E, no que também não se estranha, sem conhecer o sabor da derrota e só com vitórias.
Apesar de perder a equipa técnica e os seus dois principais artilheiros - João Rodrigues e Pau Bargalló - para o Benfica, os blaugrana, agora liderados por David Cáceres, venceram nas 11 jornadas disputadas e têm uma vantagem de nove pontos sobre o Liceo.
Quem chegou, tem sido determinante. Pablo Alvarez, ex-Benfica e de regresso a "casa", e Ferran Font, ex-Sporting, contam 15 golos cada e, outrora rivais em Lisboa, são agora apenas rivais na lista de melhores marcadores da OK Liga, liderando a par. Nos 62 golos marcados pelo Barcelona, Pablito e Font somam 30, mais do que nove das outras 13 equipas da prova, apenas superados por Reus (31), Liceo (37), Calafell (39) e Lleida (40).
Pablito marcou em oito dos 10 jogos que disputou, incluindo uma "manita" no triunfo sobre o Noia por 7-1. Font marcou em 10 das 11 vezes que foi à pista, ficando apenas em branco em Caldes de Montbui, na derradeira partida de 2024.
O mais próximo na lista de melhores marcadores, é outro jogador que passou pelas pistas portuguesas. Arnau Xaus jogou na Juventude de Viana em 2018/19 e no último defeso trocou Calafell pelo Liceo, somando agora 13 golos, mais de um terço dos conseguidos por "los verdes" de Juan Copa, actuais 2º na classificação.
O Barcelona tem, naturalmente, com tudo o que já se disse, o melhor ataque da prova, com mais 22 golos que o Lleida, a segunda equipa mais profícua, contando com nove golos de Nuno Paiva, único português na presente edição da OK Liga. Mas, ao contrário do que é costume, os blaugrana não juntam a melhor defesa ao leque de distinções.
A defesa menos batida da prova é a do Reus, de Jordi Garcia. Os "roiginégre", em 3º na pontuação, só sofreram 17 golos. O Barcelona sofreu 18 e o Igualada, a fazer uma campanha digna de destaque, 19. Os arlequins são os próximos adversários do Sporting na WSE Cup.
Corrida à Copa
Na corrida paralela por um dos oito primeiros lugares que vale o apuramento para a Taça do Rei, muito está ainda em aberto com seis pontos por disputar na primeira volta.
Já matematicamente apurados estão Barcelona, Liceo, Reus e Lleida, a que se junta o organizador Calafell. As três vagas que sobram são actualmente de Igualada, Alcoi e Noia, mas, por exemplo, Vic, Caldes e Sant Just estão a apenas uma vitória da equipa de Sant Sadurní.
Manutenção
Na luta mais ingrata, a da manutenção, Vilafranca e Voltregà seriam os despromovidos se a OK Liga acabasse neste momento, mas ainda há 16 jogos, um total de 48 pontos em disputa até final.
O lanterna-vermelha é o Vilafranca, de Guillem Pérez, ex-treinador de Sporting e Turquel em Portugal. A equipa da Costa Daurada, indevidamente preparada para a categoria máxima em termos de plantel e a perder Marc Gual quando já não havia opções no mercado, soma uma vitória sobre o Alpicat e três empates, com Vic, Reus e Voltregà, curiosamente os três numa mesma semana, a 10, 14 e 16 de Novembro.
Na OK Liga, os dois mais mal classificados no final da fase regular são automaticamente despromovidos, ao passo que o 11º e 12º (actualmente Sant Just e Alpicat) têm um derradeiro duelo, à melhor de três jogos, pela manutenção.
Além-fronteiras
No desenrolar da OK Liga, as provas internacionais podem vir a ter o seu peso.
O Alcoi vai jogar os quartos-de-final da estreante WSE Trophy a 8 de Fevereiro e 1 de Março.
Lleida, Igualada e Voltregà estão nos "quartos" da WSE Cup, defrontando, respectivamente, os frances do La Vendéenne e os portugueses Sporting e Tomar.
Na exigente Champions League, foram disputadas quatro jornadas e há seis por disputar. Para já, o destaque é para o Noia, apenas 8º na OK Liga, mas na liderança do Grupo A da mais importante prova europeia. No mesmo grupo, o Reus é 3º, com os mesmos pontos do 4º, Porto, e o Barcelona, dominante a nível interno, está num inusitado 5º lugar, com apenas um triunfo, fora das posições de apuramento para os quartos-de-final.
No Grupo B, o Liceo é 4º, atrás do líder Benfica, Trissino e Oliveirense.
Classificação à 11ª jornada
1º Barcelona (33 pontos), 2º Liceo (24), 3º Reus (23), 4º Lleida (19), 5º Igualada (17), 6º Calafell (16), 7º Alcoi (15), 8º Noia (13), 9º Vic (11), 10º Caldes (10), 11º Sant Just (10), 12º Alpicat (9), 13º Voltregà (8), 14º Vilafranca (6)
Domingo, 22 de Dezembro de 2024, 10h11